Geral

Primeira-dama visita Instituto Histórico para potencializar ações sobre 200 anos de AL

23/02/2017
Primeira-dama visita Instituto Histórico para potencializar ações sobre 200 anos de AL

A primeira-dama do Estado de Alagoas, Renata Calheiros, foi recebida esta semana (22) pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), Jayme de Altavila, para discutir as atividades do Instituto relacionadas às comemorações dos 200 anos de Alagoas e sobre a ampliação do funcionamento do órgão ao público.

 

Por possui um dos maiores acervos histórico, etnográfico e arqueológico do Estado, distribuído entre o seu museu e a biblioteca, o IHGAL foi uma das maiores referências para a construção dos marcos do Bicentenário de Alagoas. De acordo com o presidente Jayme de Altavila, a colaboração foi feita, através da disponibilização de documentos, livros, jornais e palestras.

 

“Para os 200 anos apresentamos à comissão todas as efemérides de Alagoas. Além disso, estamos realizando palestras mensais para debater os diversos temas sobre nosso Estado. Outra coisa boa, feita pelo Governo do Estado, foi reeditar um dos jornais mais antigos, o Correio da Pedra, e o livro sobre o Quilombo dos Palmares, de Jayme de Altavilla. Dois legados importantes deixados pela passagem do Bicentenário”, disse o presidente do IHGAL.

 

Segundo a primeira-dama, é de extrema importância a contribuição do IHGAL para as atividades dos 200 anos de Alagoas. “O que nós temos aqui é de um valor inestimável, visto em poucos museus do Brasil e do mundo. Recontar a história de Alagoas por intermédio do acervo do IGHAL é poder reviver de perto os fatos políticos, sociais e culturais. É um privilégio para quem vive nesta terra que comemora dois séculos de emancipação”, disse Renata Calheiros.

 

A primeira-dama discutiu ainda com Altavilla as principais demandas para um funcionamento mais amplo do IHGAL. “O Governo do Estado já trabalha no processo de reforma do prédio, mas vimos que precisamos ampliar o atendimento e trabalhar o Instituto como mais um atrativo turístico. O que existe aqui tem que ser mostrado não só aos alagoanos, mas também aos nossos visitantes”, afirmou Renata.

 

Durante a visita, a primeira-dama esteve acompanhada pela museóloga Carmen Lúcia Dantas, a artista plástica Solange Chalita e pela pianista Selma Brito. A pianista anunciou que deverá ser retomado, em abril, o projeto Concertos aos Domingos. “Esta é uma das ações culturais mais importantes do IHGAL, com um público cativo e fiel há quinze anos. Nossa plateia só precisa aguardar um pouco mais para assistir à temporada de 2017”, disse Selma Brito.