Geral

Prefeito Júlio e secretária Alcineide assinam adesão ao Programa Brasil Alfabetizado

20/02/2017
Prefeito Júlio e secretária Alcineide assinam adesão ao Programa Brasil Alfabetizado
Reprodução

Reprodução

O prefeito Júlio Cezar e a secretária de Educação Alcineide Nascimento assinaram sexta-feira (17) a adesão ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do governo federal. O Programa é uma porta de acesso à cidadania para o despertar do interesse pela elevação da escolaridade, e está voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O município vai, agora, planejar e traçar estratégias para chamar para a sala de aula aqueles que por algum motivo não aprenderam a ler e escrever, e a partir do lançamento do Programa, cadastrar o público-alvo do PBA.

 O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

 A secretária Alcineide disse que a ideia é dar condições para que o aluno seja atraído para a sala de aula e diminuir os índices de analfabestimo. “Queremos diminuir esses índices no nosso município e esse programa do governo federal, a exemplo do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), vai nos ajudar nisso. Vamos fazer um levantamento de onde estão essas pessoas que não têm acesso à escola, e que ainda não sabem ler e escrever, para reduzir esses índices. Esse é um dos nossos maiores desafios”, destacou Alcineide Nascimento.

Na gestão passada, o município deixou de ofertas 1500 vagas nas escolas públicas e agora, o novo governo quer restabelecer essas vagas e também colocar de volta às aulas o jovem que deixou de estudar. “Um dos nossos maiores compromissos é com a educação e o município não poderia deixar de aderir ao Programa Brasil Alfabetizado . Por isso, além de fazermos um levantamento para saber quem são esses alunos e onde eles estão , vamos leva-los de volta à escola.

A secretária Alcineide, e sua equipe técnica, vão percorrer todas as unidades da rede municipal de ensino para fazer um diagnóstico da situação estrutural de cada escola. As que estão em situação mais críticas serão as priorizadas e receberão pintura, limpeza e cuidados nas partes elétrica e hidráulica. Não podemos deixar a educação no atraso. No ano passado, o município perdeu 1500 vagas nas escolas e vamos ter que recuperar isso”, completou o prefeito Júlio Cezar.