Cidades

Prefeito Júlio Cezar assina primeiro contrato consorciado de compras de material elétrico do município

11/02/2017
Prefeito Júlio Cezar assina primeiro contrato consorciado de compras de material elétrico do município
(Foto: Kevyn Rodrigues)

(Foto: Kevyn Rodrigues)

O prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar, autorizou na noite de quinta-feira, 09, a primeira compra de material elétrico para a cidade, através de um contrato de compras com o Consórcio Público Para Gestão de Energia Elétrica e Serviços Público – CIGIP.  Comprando pelo consórcio o município terá preços diferenciados e fará economia de até 40% nas compras de materiais de energia elétrica. O Cigip surgiu pela dificuldade que os municípios alagoanos têm em gerir o parque de iluminação pública, bem como, ter controle sobre o consumo de energia elétrica nos prédios públicos. O consórcio baseia-se em dividir despesas para alcançar um objetivo único. O município consorciado encontra suporte técnico, equipamentos, consultoria e capacitação.

Júlio disse que os municípios brasileiros estão consolidando consórcio em várias áreas do poder público e que Palmeira não fazia parte de nenhum consórcio e deixava de fazer grandes economias em suas compras.

“O Brasil inteiro hoje está consolidando consórcio nas áreas do lixo, da saúde, e outras áreas do poder público. Palmeira estava fora disso. A economia representa mais 40% nas compras pelos consórcios. Quem compra com consórcio encontra preços diferenciados. É uma margem de economia muito alta. O CIGIP é um consórcio consolidado há muitos anos e estamos fazendo hoje a primeira compra de material elétrico para a cidade. Não vai resolver por completo o problema de iluminação de Palmeira, mas já vamos começar reparar aquelas áreas onde tem maior concentração de pessoas como o Centro e comunidades nas margens da rodovia. Vamos iluminar melhor a nossa cidade, e para isso vamos fazer compras mensais com o CIGIP. Faremos, futuramente, a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de Led. Com isso o município irá diminuir custos e aumentar ainda mais a sua economia” informou Júlio Cezar.

O prefeito também autorizou o secretário municipal de Urbanismo Marcos Parreco e o secretário municipal de Infraestrutura João Lessa, a fazerem um projeto de iluminação para atender a região da AL-115, que fica do viaduto, saída para Arapiraca, até o Campus da UNEAL.

“O reitor Jairo Campos já nos cobrou este projeto de iluminação, e isso é também uma reivindicação antiga dos estudantes da Uneal. Vamos fazer a iluminação daquele ponto. Estamos também contratando um caminhão Guindauto, aquele que é um Guindaste. Ele irá atender tanto a iluminação urbana quanto a iluminação rural de forma mais rápida e mais segura. Outra coisa que estamos fazendo também é destinar a Contribuição de Iluminação Pública – CIP, para fazer a melhoria na iluminação pública, o que não vinha sendo feito”, finalizou o prefeito.

A assinatura do contrato de compra com a Cigip contou com as presenças do secretário municipal de Convívio Urbano Marcos Parreco, de procurador geral do município Marcondes Oliveira e do superintendente do Consórcio Público para Gestão da Energia Elétrica e Serviços Públicos, Cigip, Djalma Lira.