Geral

Prefeito de Palmeira sugere pacto pela educação, durante evento do Governo de Alagoas

14/02/2017
Prefeito de Palmeira sugere pacto pela educação, durante evento do Governo de Alagoas
Renan Filho fala em evento que pretende dinamizar a educação pública no Estado (Foto: Assessoria)

Renan Filho fala em evento que pretende dinamizar a educação pública no Estado (Foto: Assessoria)

O prefeito Júlio Cezar participou nesta segunda-feira, 13, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, da apresentação de um programa que o Governo do Estado tem para melhorar a educação em Alagoas. O objetivo do evento é otimizar o ensino fundamental nos municípios, reduzir a distorção idade-série e elevar os índices de aprovação.

Em discurso bastante aplaudido, Júlio sugeriu o nome para este programa do Governo, “Pacto, Todos Pela Educação”.  O prefeito também  parabenizou a iniciativa do Estado em melhorar a educação pública em Alagoas e tornar a escola mais atrativa.

“O pacto é todos pela educação, porque queremos dar aos alunos de escolas públicas a oportunidade de competirem em pé de igualdade com estudantes da rede privada. Só tem uma maneira de mudar a vida de alguém, e é por meio da educação. Por isso, conte conosco e conte com Palmeira, governador. Confio e acredito no seu trabalho técnico. O nosso município vai ser o primeiro a aderir essa política de Vossa Excelência, porque a marca do seu governo e a marca dos governos de todos os prefeitos será a educação’, enfatizou Júlio.

Renan Filho agradeceu as palavras do prefeito de Palmeira dos Índios e disse que vai auxiliar os municípios de diversas formas. “Estamos fazendo uma ampla mobilização pelo aumento da qualidade do ensino em Alagoas. Auxiliaremos os municípios de diversas formas. Vamos levar material didático que já deram certo em outros locais do país e de uma vez por todas melhorar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, afirmou o governador Renan Filho.

O evento contou com a presença de diversas autoridades. O prefeito Júlio Cezar estava acompanhado da secretária municipal de educação Alcineide Nascimento e do presidente da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios, Júnior Miranda. Foram abordados, entre outros temas, assuntos como aprovação de estudantes, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, Prova Brasil e evasão escolar. Um formulário foi entregue para os presentes apresentarem críticas e melhorias ao programa.

Foi mostrado ainda o corpo pedagógico que fará o acompanhamento dos alunos. Ele conta com as 13 Gerências Regionais de Educação (Geres), com 102 articuladores de ensinos nas Secretarias Municipais de Educação (Semeds) e 1.923 articuladores de ensino nas escolas municipais de ensino médio. A iniciativa beneficiará cerca de 80 mil estudantes.