Geral

Pré-carnaval em Maceió e no Estado cumpre missão, atestam organizadores e foliões

21/02/2017
Pré-carnaval em Maceió e no Estado cumpre missão, atestam organizadores e foliões

O Governo do Estado cumpriu e não deixou aberta a lacuna do pré-carnaval 2017, no aniversário dos 200 anos de Alagoas, no fim de semana. Mesmo com a ausência do Pinto da Madrugada este ano, o que não faltou foi alegria e um público contagiante na emocionante homenagem ao bloco com o ‘Eterno Pinto’, que se apresentou nos mesmos moldes da saudosa agremiação carnavalesca, com orquestras de frevo que foram à orla de Pajuçara e Ponta Verde.

 

Além disso, em parceria com a Liga Carnavalesca de Maceió, o governo promoveu uma vasta programação que foi preparada para honrar o tradicional carnaval alagoano e suas prévias.  Eventos fechados e abertos ocorreram por todo Estado. Foram para a avenida 10 orquestras de frevo aquecendo o ritmo da folia no sábado (18), com dois polos físicos para adultos e crianças, além dos diversos carros alegóricos. A Liga Carnavalesca promoveu ainda o desfile de agremiações como o tradicional Bloco Vulcão, As Pecinhas de Maceió, Filhinhos da Mamãe, entre outras atrações.

 

O Governo de Alagoas investiu R$ 200 mil nas prévias e festas carnavalescas, entre 25 projetos selecionados por meio de edital lançado pela Secult para promover blocos, escolas de samba, festas pré-carnavalescas e carnavalescas, totalizando 25 agremiações em todo o Estado.

 

O Carnaval do Bicentenário, além da Orla de Pajuçara e Ponta Verde, ganhou ainda as ruas do Salvador Lyra, Benedito Bentes, Jacintinho, Ponta Grossa e Pajuçara. Assim como outros municípios, como Delmiro Gouveia, Penedo, Coruripe e Paripueira.

 

A maestrina e cantora Fátima Menezes, mais de 30 anos de carnaval, foi coordenadora musical do Pinto da Madrugada desde o seu nascimento. Ela conta a surpresa que teve ao ser acolhida pelos foliões que acompanharam o “Eterno Pinto”.

 

“Eu fiquei muito feliz de ver a felicidade dos foliões. Os alagoanos ficam muito ansiosos com as prévias porque já é uma grande tradição alagoana. Houve muita dedicação do Estado com essas prévias. Me senti honrada porque recebi o convite do próprio governador para cantar e vi tudo isso refletido naquela avenida cheia”, agradece a cantora e maestrina.

 

O Bloco Vulcão, da Polícia Militar do Estado, quebrou seu recorde de público e, segundo estimativas, foram mais de 4 mil foliões na avenida.  Este ano, o bloco contou com um diferencial: um ponto fixo da banda tocando apenas frevo, para onde o bloco seguiu após desfilar seu caminho na orla.

 

“A adesão do público foi tanta que o bloco ‘Alô porteiro, dona zeladora” resolveu se juntar a nós. O apoio e a divulgação do Governo do Estado foram cruciais para esse grande aumento de foliões. Agradecemos também o grande incentivo do comandante geral da Corporação, coronel Marcos Sampaio, e a Polícia Militar, por caracterizar uma polícia mais cidadã, mais próxima do povo”, ressaltou o major Galvão, que faz parte da organização do bloco.

 

O diretor do bloco “Filhinhos da Mamãe”, Ronaldo de Andrade, também agradeceu o grande apoio que as prévias carnavalescas tiveram do governo e da mídia alagoana.

 

“Foi um trabalho muito engajado, houve muitas respostas do público. Nós conseguimos superar as dificuldades. Senti uma representatividade muito grande dos ‘Filhinhos’.  O apoio da mídia foi fundamental”, disse o diretor.