Cidades

Nascente revitalizada fornece água a 25 famílias em União dos Palmares

08/02/2017
Nascente revitalizada fornece água a 25 famílias em União dos Palmares
Dezenas de famílias agora contam agora com água canalizada em suas casas(Fotos: Ascom/Semarh)

Dezenas de famílias agora contam agora com água canalizada em suas casas(Fotos: Ascom/Semarh)

As vinte e cinco famílias residentes no assentamento Santa Quitéria, distante doze quilômetros do centro da cidade de União dos Palmares, contam agora com água canalizada em suas casas.

Para chegar a este benefício, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) investiu no Programa de Recuperação de Nascentes e revitalizou duas delas na comunidade. As nascentes foram batizadas com o nome de ‘Dr. Ricardo’, em homenagem ao antigo proprietário que havia autorizado a população a usufruir do líquido sem danos ao meio ambiente.

A entrega das nascentes foi realizada no início da tarde desta terça-feira (7), durante as ações do Dia D Governo Presente no município. O resultado do empenho do Governo de Alagoas aponta para novos cenários sociais e econômicos ao evitar que os moradores consumam água em condições precárias.

Graças ao programa da Semarh, um trabalho de recuperação foi realizado e a água oriunda da nascente é armazenada em uma caixa d’ água e distribuída para as residências.

Ademilson da Silva é morador do assentamento Santa Quitéria há 14 anos e, no auge dos seus 50 anos, reconhece que a água das nascentes representa novas oportunidades.

“Além do consumo humano, a comunidade já pensa em cultivar uma horta com a água que vem da nascente, garantindo alimento para as famílias e a possibilidade de comercialização dos produtos no município”, explicou Ademilson, que além de líder do assentamento trabalha com agricultura.

O secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, reiterou que o Governo de Alagoas vem atendendo aos anseios das comunidades sem lidar com a distância delas do centro da cidade.

“O difícil acesso e a distância não são impedimentos para garantir a população o benefício de ter água limpa e apta ao consumo. A Semarh tratou de ampliar o programa de Recuperação de Nascentes e mais de 70 delas estão revitalizadas nos últimos dois anos. Em União dos Palmares temos mais 25 famílias obtendo água de forma recorrente”, destacou o secretário.

Além de expressar o seu agradecimento por mais uma nascente recuperada, o secretário reforçou a necessidade do consumo consciente para evitar desperdícios.

Além da Semarh, participaram da entrega das nascentes revitalizadas as Secretarias de Estado da Ação e Desenvolvimento Social (Seades), de Infraestrutura (Seinfra), Gabinete Civil e Organização Não Governamental União Ambiental, que atuou como parceira nos trabalhos de recuperação.