Política

Júlio Cézar diz a vereadores que não quer que a Câmara Municipal se sinta coagida

15/02/2017
Júlio Cézar diz a vereadores que não quer que a Câmara Municipal se sinta coagida
Prefeito anunciou convênios e inovações na rede municipal de ensino (Foto: Cinara Corrêa)

Prefeito anunciou convênios e inovações na rede municipal de ensino (Foto: Cinara Corrêa)

O prefeito Júlio Cézar participou da solenidade que homenageou, com o título de Cidadão Honorário, o juiz de direito Geneir Marques, no plenário da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, nesta quarta-feira, 15. O prefeito lembrou que, apesar do sobrenome ‘Marques’, o juiz não tinha, até agora, nenhum vínculo com o povo da cidade. “A gente pode escolher onde viver e trabalhar. Sinta-se um de nós, hoje, palmeirense de fato e de direito, a partir de agora”, resumiu.

Júlio Cézar aproveitou a primeira sessão ordinária de 2017 e pediu aos vereadores que fiscalizem todos os que formam a administração pública municipal. “A Câmara deve fiscalizar o prefeito, o vice-prefeito e todos os secretários municipais. Nós jamais iremos cercear vocês. Se vocês, vereadores, não denunciarem eventuais irregularidades, poderão responder por improbidade e prevaricação. Não queremos nunca que a Câmara se sinta coagida”, advertiu.

Após pouco mais de 40 dias de administração, o prefeito fez um balanço das providências que já foram e estão sendo adotadas pela atual gestão e anunciou novidades. “Toda a cidade vai ter videomonitoramento; começaremos logo a instalar câmeras pela cidade, para proporcionarmos mais segurança à nossa população”, pontuou. “Iremos beneficiar 500 servidores que recebem baixos salários com o programa Minha Casa Minha Vida, a ser lançado em breve”.

Júlio Cezar viajou para Brasília, ainda nesta quarta-feira, onde foi buscar, junto ao senador Fernando Collor, R$ 500 mil assegurados através de emenda parlamentar, para a reforma da Casa Museu Graciliano Ramos e outros prédios históricos. O gestor ainda comunicou um convênio a ser formalizado nos próximos dias junto à Universidade Estadual de Alagoas, a Uneal, que irá permitir que os estudantes mais carentes também tenham acesso a cursinhos, para uma maior qualificação e chances de competitividade. Garantiu que, em 2018, será implantada pelo menos uma escola em tempo integral, uma escola com capacidade para mais de mil alunos, com atividades esportivas, incluindo uma piscina para natação. Disse que, também no próximo ano, a sociedade é que irá escolher os diretores das escolas públicas municipais.

O prefeito informou que, ainda este ano, Palmeira dos Índios será contemplada com um valor entre 60 e 80 milhões de reais, oriundos do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. “Não temos mais pau de arara carregando os filhos para a escola. No ano que vem, nossos alunos serão transportados em ônibus com ar condicionado e terão as mesmas regalias dos estudantes que estudam em escolas privadas”, adiantou.