Geral

Governo estimula geração de renda nos Centros de Atenção Psicossocial

18/02/2017
Governo estimula geração de renda nos Centros de Atenção Psicossocial

Fortalecer a geração de renda como um tratamento para reconstruir a vida dos pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Esse foi o intuito do Encontro Intersetorial promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete). O evento ocorreu nesta sexta-feira (17), no auditório da Casa da Indústria, no bairro do Farol, em Maceió.

 

Durante o encontro foram apresentados projetos de geração de renda desenvolvidos por três Caps de Alagoas, ligados ao programa “Produzir Juntos”, da Secretaria de Estado do Trabalho e do Emprego (Sete). Eles têm como propósito estimular a economia solidária, ajudando no tratamento dos usuários dos Caps de Ibateguara, Piranhas e Casa Verde, ligado à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

 

“Esses três estão no início dos trabalhos, produzindo tenerife, artesanato com materiais reciclados e com uma oficina de costura confeccionando pastas e estojos. Temos, ainda, os Caps de Junqueiro e São Miguel dos Campos que estão gerando renda para os usuários”, disse Claudete Lins, responsável técnica da Supervisão de Saúde Mental da Sesau.

 

Os trabalhos de geração de renda desenvolvidos no Caps também fazem parte do tratamento em busca da reabilitação psicossocial dos usuários. Com isso, segundo Claudete Lins, eles têm uma nova oportunidade.

 

Para Lucas Barros, economista e assessor de Projetos da Sete, por meio dessa intersetorialidade entre a Sesau e a Sete, será possível um melhor desempenho na geração de renda nos Caps de Alagoas. “A economia solidária é uma fonte de emprego para as pessoas e, quando falamos sobre a saúde mental, ela se torna uma alternativa no tratamento desses pacientes”, salientou o economista.

 

O evento contou com a presença dos usuários e os profissionais que atuam nos Caps, a exemplo dos terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de enfermagem.