Cidades

Governador entrega dez novas viaturas do Samu a oito municípios alagoanos

24/02/2017
Governador entrega dez novas viaturas do Samu a oito municípios alagoanos
Governador Renan Filho fez entrega nesta sexta-feira (24) de dez novas ambulâncias do Samu que beneficiarão a oito municípios de Alagoas. Thiago Sampaio

Governador Renan Filho fez entrega nesta sexta-feira (24) de dez novas ambulâncias do Samu que beneficiarão a oito municípios de Alagoas. Thiago Sampaio

O governador Renan Filho entregou nesta sexta-feira (24) dez novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) em Alagoas. Serão beneficiados oito municípios, entre os quais a Central Maceió, que receberá duas ambulâncias, e as Bases Descentralizadas de Girau do Ponciano, Maragogi, Marechal Deodoro, Mata Grande, Murici, Rio Largo, São José da Tapera e São Luís do Quitunde.

As novas viaturas irão reforçar o atendimento pré-hospitalar na capital e no interior e foram adquiridas junto ao Ministério da Saúde, representando o esforço do Governo para qualificar a saúde pública no Estado.

O objetivo é recuperar a frota completa do Samu, que é um dos serviços mais importantes em nível da saúde pública, de acordo com o chefe do Executivo estadual.

Alagoas dispõe atualmente de 35 Bases Descentralizadas que atendem todos os 102 municípios alagoanos. Além de duas Centrais de Regulação em Maceió e Arapiraca.

Renan Filho enfatizou que o Samu em Alagoas conta com o serviço de 54 viaturas móveis e um helicóptero exclusivo. Para o governador, a entrega das novas viaturas vai requalificar todo o serviço no Estado para que, desta forma, Alagoas tenha um melhor atendimento à população.

“O trabalho do Governo do Estado é ampliar e entregar novas ambulâncias, fazendo o Samu funcionar cada dia melhor. Sem dúvida alguma, é um dos serviços que salvam muitas vidas em Alagoas e no Brasil”, frisou.

O governador explicou que, por conta da crise financeira, há alguns anos o Governo Federal não tem feito o repasse regular para a troca dos equipamentos nos municípios e Estados. “Mas o Estado vai viabilizar as condições para a troca da frota e renovação do serviço, porque na hora que o cidadão tem alguma necessidade gravíssima, o primeiro a chegar até ele é o Samu”, destacou.

Novos projetos

Renan Filho garantiu que será lançado, ainda este ano, um amplo programa para ajudar os municípios alagoanos no que concerne as suas ambulâncias, destinando novas viaturas aos municípios.