Geral

Estudantes da rede estadual conhecem filosofia e prática do judô

23/02/2017
Estudantes da rede estadual conhecem filosofia e prática do judô
Ação faz parte da Tour do Judô, uma iniciativa da Confederação Brasileiro de Judô. Acervo Seduc

Ação faz parte da Tour do Judô, uma iniciativa da Confederação Brasileiro de Judô. Acervo Seduc

A semana começou de maneira diferente para alunos de 20 escolas da rede estadual de Maceió: desde segunda-feira (20) eles aprendem sobre os golpes, táticas e filosofia do judô, arte marcial milenar criada pelos japoneses. A ação faz parte da Tour do Judô, uma iniciativa da Confederação Brasileiro de Judô (CBJ), Ministério do Esporte e Cielo que se estende até esta quinta-feira (23) e visa disseminar o esporte entre as crianças e jovens nordestinos. Em Alagoas, o projeto conta com o apoio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc), Esporte e Lazer da Juventude (Selaj) e Federação Alagoana de Judô (Faju).

Maceió é o oitavo destino da Tour do Judô, que vai percorrer 13 cidades nordestinas com a ação esportiva itinerante. O projeto consiste em dois momentos: um acontece na arena montada no Maceió Shopping, onde os alunos participam de oficinas e aprendem curiosidades sobre a história do judô; e o outro ocorre nas escolas, com a visita da comitiva para apresentação do esporte aos estudantes.

“Esta ação tem um cunho social muito forte e, em todas as cidades que visitamos, tivemos uma grande receptividade dos estudantes, que tem interesse em aprender mais sobre o esporte”, relata Liliane Gontijo, responsável pela comunicação do projeto.

Valores

O sensei Charles Guimarães esteve entre os que ministraram oficinas para os alunos da rede estadual. Para ele, a ação não só fomenta o esporte, mas dissemina a filosofia inerente à arte japonesa. “Aqui eles também aprendem sobre disciplina, comportamento, respeito, importância dos estudos. Dessa forma, o projeto concilia o social e o esportivo, pois daqui também identificamos jovens talentos que podem vir a ser judocas de alto rendimento”, conta.

A professora de Artes Clesiane Faustino acompanhou 30 estudantes do 6º ao 8º ano da Escola Estadual Tarcísio de Jesus à arena montada no Maceió Shopping. Ela diz que os alunos aprovaram a iniciativa. “Foi uma experiência nova para eles, que tiveram este contato com o esporte e seus valores”, fala.

Neste grupo estava Vitória Roberta, aluna do 8º ano da Tarcísio de Jesus. A garota, que já teve aulas de judô no passado, teve a oportunidade de aprender novos golpes. “Judô só traz coisas boas e melhora a saúde. Participar desta oficina foi uma experiência positiva tanto para mim como para quem não conhecia o esporte”, ressalta.

Outra estudante presente ao evento foi Isabelly Kelly Santos, que atuou como voluntária. Tricampeã regional e pentacampeã dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), Isabelly é uma das principais judocas alagoanas e um dos vários talentos revelados pelo projeto de judô da Escola Estadual Theonilo Gama, no Jacintinho.

“Para mim, é muito bom estar aqui, interagindo com os alunos e mostrando o nosso esporte. Estamos plantando sementes junto a estas crianças”, frisa a garota, que ainda acumula 20 títulos alagoanos.