Geral

Escola de Teotônio Vilela aprova mais de 30 estudantes em universidades públicas

08/02/2017
Escola de Teotônio Vilela aprova mais de 30 estudantes em universidades públicas
Escola Estadual de Teotônio Vilela aprova mais de 30 estudantes em universidades públicas. Valdir Rocha

Escola Estadual de Teotônio Vilela aprova mais de 30 estudantes em universidades públicas. Valdir Rocha

A Escola Estadual de Educação Básica Pedro Joaquim de Jesus, localizada na cidade de Teotônio Vilela, aprovou 31 estudantes em universidades públicas durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. De acordo com a diretora da unidade, Fátima Pimentel, o número de aprovados aumentou notavelmente entre o exame do ano passado e o de 2016, saltando de 4 para mais de 30 classificados.

Ela atribui o sucesso ao trabalho constante realizado pelos servidores da escola.

“É a primeira vez que temos um número tão significativo e isso representa uma felicidade imensa. Tivemos, inclusive, alunos que conseguiram a aprovação em mais de uma universidade pública, além dos primeiros lugares em Química, Letras e Engenharia Civil”, explica a gestora da Pedro Joaquim.

A diretora salienta ainda que o trabalho de preparação foi feito durante todo o ano com base na metodologia adotada pelo Enem.

“Realizamos um projeto com ex-alunos que foram aprovados na Ufal para atenderem aos estudantes, além de aulas com os professores, trabalhando a metodologia do Enem. A Seduc [Secretaria de Estado da Educação] forneceu um laboratório de ensino, que auxiliou bastante e também realizamos um cinelab [que mostra filmes atuais para aumentar a capacidade de associação e argumentativa dos estudantes], aos sábados com os alunos”, diz Fátima.

Entre os aprovados está Maria Jackeline da Silva, de 19 anos. A ex-estudante não foi aprovada só em uma, mas em duas universidades públicas com a nota obtida no vestibular. Jackeline é Fera em Letras, pela Ufal, e Fisioterapia, na Uncisal.

“Esta foi a terceira vez que eu fiz o Enem, pois estava há dois anos tentando ser aprovada em fisioterapia. O diferencial desta vez foi a preparação que a gente teve durante todo o ano, além das dicas que os professores deram”, explica a estudante.

Jackeline informa ainda que a sensação de ser aprovada em duas universidades públicas é maravilhosa. “Foi totalmente inesperado o resultado. No segundo dia de prova eu cheguei a perder minha Carteira de Identidade, além de molhar o cartão- resposta. Mas, no final, tudo deu certo”, informa a aprovada.

Contagiante

A vontade de aprender mais e entender o estudante contagia o clima na Escola Pedro Joaquim. Ana Carolina Vasco provou que ser coordenadora pedagógica da unidade escolar não é suficiente. Ela prestou o Enem 2016 para entender melhor o processo do exame.

“Estamos incentivando para que os professores se atualizem e, além de pesquisar questões do Enem, prestem o exame. É diferente você apenas estudar e fazer a prova, se submeter ao estresse. Você tem que entender o Enem para puder preparar o aluno”.

Ana relata ainda que o incentivo por parte dos pais e professores é extremamente importante no processo de formação e aprendizado dos alunos e que, se esforçando, ela pode ofertar a escola que desejava ter tido na sua adolescência.

“No meu trabalho eu sempre tento ser referência aos meus alunos, pois tive professores que foram referência para mim. É de extrema importância a força que os pais dão, serve de estímulo para os alunos. Eu sempre quis que a escola preparasse melhor para o Ensino Médio, e dar a eles aquilo que eu não tive a oportunidade de ter”.

Confira a lista de aprovados da escola no Enem:

Luiz Elias da Silva Filho (Ufal); Washington Paixão Silva (Ufal); Thomas Henrique dos Santos (Ufal); Ycaro Leandro Santos (Ufal); José Laylson de Albuquerque Santos (Ufal); Maria Kelliane da Silva Rocha (Ufal); Davia Wátila Lima Costa (Ufal); Cleverton da Silva (Ufal); José Marcio da Silva Lima (Ufal); Ana Carolina Honório da Silva (Ufal); Thayse Lidiane Veloso (Ufal); Claudevânia Maria dos Santos (Ufal); André Mateus Firmino da Silva (Ufal); Pedro Henrique Mariano (Ufal); David Venancio Mariano (Ufal); Mateus Cardoso dos Santos (Ufal); Lucas Henrique dos Santos Silva (Ufal); Carolina Barbosa dos Santos (Ufal); Erica Karolayne (Ufal); Maria Jackeline da Silva (Ufal); Igor Valentim dos Santos (Ufal); Marcos Paulo da Silva (Uneal); Jeslane Ribeiro de Queiroz (Uncisal); Diego Pinheiro da Silva (Uncisal); Rabech Tawane Lima da Silva (Uneal); Jhonatan Veloso (UFS); Helicias Suzana Sampaio Santos (Uneal); Eduardo Breno Farias dos Santos (Uncisal); Victória Batista dos Santos (Uneal); Ana Maria Almeida (Uncisal); e Otávio Henrique Lima Silva (Uneal).