Geral

Dia Mundial de Combate ao Câncer alerta para crescimento dos índices da doença

04/02/2017
Dia Mundial de Combate ao Câncer alerta para crescimento dos índices da doença

Com a implantação do Plano Estadual de Oncologia, em agosto do ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) conseguiu melhorar a assistência aos pacientes com câncer, facilitando o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.

Por meio do serviço, usuários estão tendo a oportunidade de realizar consultas especializadas, exames de ultrassom, endoscopias, colonoscopias e retossigmoidoscopias, além de exames de anatomia patológica.

De acordo com Fernanda Santos, supervisora das Condições Crônicas da Sesau, o Plano Estadual de Oncologia foi um marco histórico para o Estado de Alagoas, visto que conseguiu ajudar os pacientes oncológicos a ter um tratamento eficiente, qualificado e humanizado em municípios onde estão localizados os serviços habilitados pelo Ministério da Saúde, por meio da Santa Casa de Maceió, Hospitais do Açúcar e Universitário (Maceió), Afra Barbosa e Chama (Arapiraca).

“Com a implantação do Plano Estadual de Oncologia, conseguimos disponibilizar procedimentos a serem realizados mensalmente pelas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e os Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons). Com isso, o paciente passa a ter um cuidado integral, não precisando ter uma biópsia em mãos, a fim de que seja comprovado o diagnóstico de câncer, para que ele possa receber atendimento”, disse Fernanda Santos.

Neste sábado (4), é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, cujo propósito é alertar a população para o crescimento dos índices da doença. No Brasil foram registradas 189.454 mortes por câncer em 2013, conforme o último dado do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em Alagoas, para 2017, estima-se a ocorrência de 4.680 casos da doença, sendo 2.160 nos homens e 2.520 nas mulheres.

Segundo Santos, os tipos de câncer que mais acometem os homens são o de próstata, pulmão, cólon e reto, estômago e cavidade oral. Enquanto que, nas mulheres, a maior incidência é o de mama, colo de útero, pulmão, cólon e reto, além do câncer de estômago.

A supervisora das Condições Crônicas da Sesau acrescentou que o câncer infanto-juvenil tem crescido nos últimos anos no Estado. As leucemias representam o maior percentual de incidência, seguida dos linfomas e tumores do Sistema Nervoso Central. “É importante que as crianças com suspeita de câncer tenham  atendimento e encaminhamento o mais rápido possível”, reforça.

O Dia Mundial do Câncer foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2005, e, desde então, trabalha para que o maior número de pessoas tenham informações sobre a doença, ajudando, principalmente, na sua prevenção.

O propósito da data, segundo Fernando Santos, é fazer com que toda a sociedade discuta este assunto, com principal missão de ajudar a controlar esta doença que mata milhões de pessoas ao redor do mundo.

O tema da campanha 2016 – 2018 é “Nós podemos. Eu posso” é tem o intuito de mostrar como todas as pessoas, em conjunto ou individualmente, podem ajudar a reduzir o câncer no Brasil.

Para Santos, o aumento de vida, a urbanização e a globalização são alguns dos fatores que podem explicar as altas estimativas para a doença. “Hoje, a maioria dos tipos de câncer podem ser evitados, pois estão relacionados ao estilo de vida desregrado. A mudança do comportamento dos adultos e a disseminação de hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida são essenciais para que haja uma transformação de cenário”, afirma.

“Essa pequena mudança em nosso comportamento individual ou coletivo pode reduzir em até 1/3 de todos os casos de câncer do Brasil, de Alagoas e até mesmo do mundo. Então, vamos nos exercitar, vamos cuidar da nossa saúde, fazer os nossos exames de rastreamento e vamos dar um viva à vida”, conclui Fernanda Santos.