Cidades

Dia D do Governo Presente chega a União dos Palmares na próxima terça-feira (7)

03/02/2017
Dia D do Governo Presente chega a União dos Palmares na próxima terça-feira (7)
Com ênfase na cidadania, Governo Presente acontece há um ano e já atendeu cerca de 15 mil alagoanos em diversos municípios. Carla Cleto

Com ênfase na cidadania, Governo Presente acontece há um ano e já atendeu cerca de 15 mil alagoanos em diversos municípios. Carla Cleto

O Governo do Estado segue firme com o intuito de aproximar os alagoanos dos serviços públicos e, por isso, inicia na próxima terça-feira (7) o cronograma de atividades do Governo Presente em 2017 com a promoção do Dia D na cidade de União dos Palmares, que beneficiará também regiões circunvizinhas.

O evento ocorrerá no ginásio de esportes do Residencial Newton Pereira e a população receberá ações de várias secretarias de Estado nas áreas da saúde, assistência social, esporte e lazer, além da emissão de documentos.

Segue abaixo a relação das secretarias de Governo que participarão e os respectivos serviços de cada secretaria que serão ofertados à população de União dos Palmares e regiões circunvizinhas.

Saúde

Na área de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ofertará serviços essenciais como verificação de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação contra hepatite b, tétano e difteria. Também serão disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite b.

Para as crianças da comunidade quilombola Muquém será ofertado o teste de acuidade visual e, se detectado o problema de visão, os óculos serão confeccionados e entregues pela secretaria. Haverá ainda orientação sobre o controle do aedes aegypti e a presença do Hemoal para o cadastro de doadores de medula óssea. Outra facilidade é que a população poderá fazer e receber o cartão do SUS durante o evento.

Assistência e Desenvolvimento Social

Idosos e pessoas com deficiência que ainda não possuem o Cartão do Idoso e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderão realizar seus cadastros durante o Dia D. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seades) lembra que o Cartão do Idoso garante o transporte intermunicipal gratuito a alagoanos com mais de 60 anos. Já o Benefício de Prestação Continuada prevê o pagamento de um salário mínimo mensal para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência incapacitadas para a vida independente de qualquer faixa etária.

Trabalho e Emprego

Já a Secretaria do Trabalho e Emprego (Sete) ofertará a emissão da carteira de trabalho como mais uma opção à população que comparecer ao Residencial Newton Pereira, no dia 7 de fevereiro. O ônibus do Sine estará presente e deve atender pelo menos 100 pessoas. O prazo para o recebimento dos documentos é de até 20 dias e a entrega será feita no próprio município.

Instituto de Identificação

Também no Dia D haverá a emissão de carteiras de identidade de primeira e segunda via. A expectativa é de que 250 pessoas sejam beneficiadas.

Além de todos esses serviços, a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) vai levar atividades recreativas para jovens e crianças e a Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve -, irá conceder créditos no valor de aproximadamente 30 mil reais para comerciantes da região. A Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos também vai comparecer e promover a inclusão de pessoas com deficiência, ações preventivas de saúde sexual e orientações gerais à população.

O Programa Governo Presente Dia D é coordenado pelo Gabinete Civil e é voltado às populações mais vulneráveis com ações e intervenções estruturadoras no exercício da cidadania. O programa acontece há um ano e já atendeu cerca de 15 mil alagoanos nos municípios de Cacimbinhas, Junqueiro, Senador Rui Palmeira, Pilar, Murici, Água Branca, Pariconha e Ouro Branco. A próxima edição do Dia D está marcada para o dia 14 de fevereiro em São José da Laje.