Cidades

Creches de 53 municípios alagoanos irão receber sachês com nutrientes em pó

14/02/2017
Creches de 53 municípios alagoanos irão receber sachês com nutrientes em pó
Cada creche contemplada irá receber os sachês com uma mistura de vitaminas e minerais.   Carla Cleto

Cada creche contemplada irá receber os sachês com uma mistura de vitaminas e minerais. Carla Cleto

Para informar como será a implantação dos ciclos do Programa NutriSUS, estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá promover um seminário para técnicos da Atenção Básica. O evento, destinado aos técnicos de 53 municípios alagoanos que aderiram ao programa, será promovido nesta quarta-feira (15), no auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no bairro do Pinheiro, em Maceió.

Segundo a Gerência de Atenção Primária da Sesau, devem participar do evento os nutricionistas, coordenadores da Atenção Básica e coordenadores do Programa Saúde nas Escolas. Para saber os municípios que fizeram a adesão ao programa e irão participar do treinamento, os gestores municipais devem acessar o portal www.sesau.al.gov.br e dirigirem-se à sessão Notas Técnicas, clicando em NutriSUS.

Tânia Queiroz, gerente de Atenção Primária da Sesau, ressalta que cada creche contemplada irá receber os sachês com uma mistura de vitaminas e minerais. Esse produto deve ser adicionado em uma das refeições que são oferecidas diariamente às crianças entre seis meses e três anos e onze meses de vida.

“A mistura deverá ser adicionada na alimentação servida aos pequenos, podendo ser no arroz e feijão, papas, purês e vitamina de frutas. Ela não poderá ser adicionada em líquidos como água, leite ou sucos, porque a diluição não será completa”, explicou a gerente de Atenção Primária da Sesau.

Ainda segundo Tânia Queiroz, o Programa NutriSUS irá garantir uma melhor alimentação das crianças de Alagoas, por meio desse complemento nutricional. “Com essa suplementação micronutricional, vamos prevenir e ter o controle das principais carências nutricionais infantis, entre elas a anemia, apontada como um dos fatores que mais prejudicam o desenvolvimento das crianças”, explicou.