Cidades

Cisp de Girau do Ponciano é inaugurado e resgata autoestima da população

25/02/2017
Cisp de Girau do Ponciano é inaugurado e resgata autoestima da população
O recurso é oriundo do superávit do Detran/AL e foi repassado à SSP por determinação do governador Renan Filho. Gildo Júnior

O recurso é oriundo do superávit do Detran/AL e foi repassado à SSP por determinação do governador Renan Filho. Gildo Júnior

A agricultora Josefa da Silva Santos, de 59 anos, estava entre os moradores do município de Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas, que acompanharam de perto a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública da cidade (Cisp), feita pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Lima Júnior, na manhã desta sexta-feira (24). A cidadã compartilhou suas expectativas sobre o funcionamento da unidade.

“Teve um tempo em que nós, moradores, não podíamos sair de casa, principalmente no município vizinho, Lagoa da Canoa, pois os bandidos nos atacavam na beira da pista e tomavam nossos celulares, dinheiro e o que tivéssemos de valor. Com essa nova política, que promete colocar mais policiais nas ruas e à disposição da população no Cisp, durante 24 horas, penso que as coisas vão mudar definitivamente”, disse dona Josefa, que mora em Girau há cerca de 40 anos.

José Expedito da Silva tem 48 anos e é natural da cidade. Ele, que trabalha como vendedor ambulante, também reconheceu a importância da implantação do Cisp para a punição dos criminosos.

“Aqui ainda há roubos, mas sentimos que a situação melhorou após reforço policial dado pelo atual governo. Para toda população, a chegada desse Cisp é algo muito positivo, porque vai amenizar a sensação de impunidade dos criminosos”, afirmou o ambulante.

O secretário Lima Júnior contou aos moradores e autoridades sua satisfação pela inauguração da obra, que custou R$ 1.200.000,00. O recurso é oriundo do superávit do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e foi repassado à SSP por determinação do governador Renan Filho.

“Sempre que inauguramos um Cisp, eu me emociono. Tenho 30 anos de serviços prestados à sociedade como policial, e faço isso por vocação. O governador Renan Filho tem transformado a Segurança Pública alagoana não apenas em números, com a redução da violência, mas resgatando a autoestima e dignidade dos policiais e demais servidores, dando exemplo de como utilizar corretamente o dinheiro público”, discursou o chefe da SSP durante o evento.

O Cisp de Girau do Ponciano também é responsável pelo reforço do patrulhamento e investigação de casos nos municípios de Traipu, Campo Grande, Feira Grande, Olho D’água Grande, Jaramataia e Lagoa da Canoa.

Valorização do servidor

Os Centros Integrados de Segurança Pública, além de facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços das polícias Civil e Militar em único espaço físico, também melhoram a jornada de trabalho dos servidores.

“Com um ambiente totalmente estruturado, os policiais militares agora também vão às ruas com o suporte de três viaturas modernas. Antes o patrulhamento era feito com apenas uma”, contou o gestor da PM na unidade, capitão Jércio Teixeira.

O coordenador da Polícia Civil no Cisp, delegado Arthur César, revelou que sentia certo receio por parte da população em procurar os serviços policiais nas antigas sedes, em razão da precariedade nas estruturas. Os ambientes encontrados pelo atual governo eram fechados e tinham aspecto de sujos.

“Os moradores pensavam, acredito, que seriam mal atendidos por conta do ambiente insalubre. Com a inauguração do Cisp, a procura por atendimento certamente aumentará, fazendo com que a segurança das cidades sejam reforçadas. Temos um ambiente limpo, saudável e pronto para receber os cidadãos com qualidade”, refletiu César.

Presença de autoridades

Acompanharam ainda a inauguração o governador e o chefe da Segurança Pública na solenidade a secretária de Políticas da SSP, delegada Luci Mônica, o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio, o delegado-geral da PC, Paulo Cerqueira, e o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Paulo Marques.

O prefeito de Girau do Ponciano, David Barros, também participou do evento ao lado de outras autoridades. O terreno para a construção do Cisp foi doado pela prefeitura.