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Algás adota padrões acessíveis de navegação em plataformas digitais

09/02/2017
Algás adota padrões acessíveis de navegação em plataformas digitais
Algás investe em ferramentas no seu website e redes sociais que buscam a inclusão. Ascom Algás

Algás investe em ferramentas no seu website e redes sociais que buscam a inclusão. Ascom Algás

Tornar uma plataforma digital acessível é fazer com que todas as pessoas tenham acesso às informações contidas nela, sem barreiras que impossibilitem a navegação ou a leitura de um determinado conteúdo.

Foi pensando nisso que a distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, investiu em ferramentas no seu website e redes sociais que buscam a inclusão, igualdade e autonomia de todos os cidadãos durante a navegação.

No site da companhia, que pode ser acessado em www.algas.com.br, é possível navegar em todo conteúdo pelo teclado, sem a obrigatoriedade do uso do mouse. Isso permite que pessoas com deficiência visual e com pouca ou nenhuma destreza manual ou coordenação motora para controle do mouse façam uso do teclado para navegar pelas páginas web.

A transcrição de texto em áudio para pessoas com deficiência visual também é outra funcionalidade da plataforma. O site da Algás permite ainda ao usuário aumentar as fontes e alternar o contraste da tela, de modo a facilitar a leitura e a visualização das informações.

A ideia de acessibilidade também é praticada nas redes sociais da companhia. Nesta semana, foi adotado o padrão de postagens que traz a descrição da imagem após a hashtag #PraCegoVer, que permite a audiodescrição para deficientes visuais. A prática já é adotada por algumas páginas brasileiras de universidades, políticos, palestrantes e empresas privadas.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Isso representa 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs) no país. Já em Alagoas, o IBGE aponta que 859.515 pessoas possuem algum tipo de deficiência, sendo 536.248 visuais, 146.056 auditivas, 173.545 motoras e 59.954 com deficiência intelectual.

Levando em consideração esses números, a companhia considera essencial investir em acessibilidade na web. É o que explica o gerente de marketing e comunicação da Algás, Felipe Guimarães: “A ideia é que todos os nossos clientes tenham acesso aos nossos serviços on-line, seja emissão de faturas, histórico de consumo, ou aos nossos conteúdos como possibilidades de uso, vantagens, dicas, entre outros assuntos”, pontua.

Ainda segundo informações da companhia, a iniciativa está de acordo com um dos seus princípios que busca “valorizar os indivíduos e respeitar suas diferenças, proporcionando um ambiente favorável à qualidade de vida das pessoas”.