Cidades

Tabacaria: das casas de taipa para as casas de alvenaria

14/01/2017
Tabacaria: das casas de taipa para as casas de alvenaria

Paulão autor da emenda a pedido de Sheila entrega Casas na Tabacaria

Paulão autor da emenda a pedido de Sheila Duarte entrega Casas na Tabacaria

Ontem (13) foi realizada a entrega dos primeiros imóveis às famílias que viviam em casas de lona, na comunidade quilombola de Tabacaria. O deputado federal Paulo Fernandes, o Paulão (PT) autor da emenda, representantes das secretarias estaduais de Agricultura, de Trabalho, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Caixa Econômica Federal, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Defesa Civil, lideranças comunitárias, prefeito e vereadores de Palmeira dos Índios estiveram presentes à solenidade.

Foram entregues sete casas e outras 43 devem ficar prontas em breve. “Algumas pessoas moravam nestas casas de lonas há 14 anos. Além de casas, também queremos que essas pessoas tenham uma geração de renda, a partir de hortas comunitárias. O prefeito é nosso parceiro e vamos trabalhar juntos pela agricultura familiar”, disse o secretário de Agricultura Álvaro Vasconcelos.

Prefeito Júlio promete parcerias para Quilombolas

Prefeito Júlio promete parcerias para Quilombolas

A ex-vereadora Sheila Duarte (PT) que fez o pleito ao deputado Paulão para a construção das casas declarou que foi uma emoção enorme ao ver sair os quilombolas saírem debaixo da lona e ter sua casa própria, dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço. Agradeço ao grande lutador Deputado Paulão, que acreditou em mim quando o levei a Tabacaria em 2001. Agradeço a Fundação Palmares, na pessoa de Maria Silva, uma baluarte, ONG Habitar na pessoa de João Rafael, Caixa Econômica da pessoa de Kadu, Senhor Amaro, líder dos quilombolas”.

Sheila disse ainda que ontem mesmo foram autorizadas a construção de mais 38 casas para os quilombolas e a construção de cisternas pelo governo do Estado através do secretario Álvaro Machado que representou o governador Renan Filho.

O prefeito Júlio Cezar disse que vai doar equipamentos para a perfuração de poços artesianos no local. Ele também pediu ao deputado Paulão que trabalhe por Palmeira e doe um trator para que na época de chuvas possa ser feito um trabalho de retirada de barro das estradas que dão acesso à Tabacaria.

Paulão prontamente atendeu ao pedido. “É um motivo de muita honra e orgulho estar aqui, participando da entrega destas primeiras casas. Temos 69 comunidades quilombolas em todo o Sertão, com situação mais complicada do que nas comunidades indígenas. Nós precisamos ter uma visão mais ampla das coisas. Palmeira era a terceira cidade do estado, e hoje é a quarta. Precisamos encontrar a vocação de Palmeira e uma delas está no turismo. A vereadora Sheila, que tanto lutou por estas casas, também fez um projeto para a reformar a Casa Museu Graciliano Ramos e esse dinheiro se perdeu na gestão passada. Graciliano Ramos é conhecido no mundo inteiro e a Casa Museu é uma fonte imensa de Turismo. Graciliano foi o único prefeito a prestar contas em praça pública e seu nome precisa ser mais valorizado. O Hospital precisa voltar a ser referência. Esta experiência da Tabacaria é incrível, mas ela precisa ser completa: com água, energia elétrica e produção de horta comunitária a partir da agricultura familiar, além de creche escolar. Para isso temos que ter recursos e faremos parcerias para isso”, garantiu Paulão.

Júlio Cezar entregou as chaves da nova casa à dona Cícera Maria da Conceição, de 52 anos, que há 14 anos morava na casa de lona da Tabacaria com o marido, uma filha e três netos.

Júlio Cezar entregou as chaves da nova casa à dona Cícera Maria da Conceição, de 52 anos, que há 14 anos morava na casa de lona da Tabacaria com o marido, uma filha e três netos.

O prefeito Júlio também sinalizou ações para a Tabacaria. Além dos equipamentos para perfuração de poços, ele disse que está à disposição para trabalhar juntos em todas as questões pontuadas pelo deputado Paulão. “Peço aqui à Secretaria de Trabalho que capacite e qualifique os moradores da Tabacaria, para que eles tenham possibilidade de ter um emprego. Sei que a partir de uma provocação da vereadora Sheila, que conhece de perto as dificuldades comunidade, tudo isso está acontecendo, e peço que ela seja interlocutora entre a prefeitura e o deputado Paulão. A casa é o nosso sonho. Sonhamos em ter casa, carro e emprego. Um sonho comum do ser humano. As políticas públicas pareciam não subir esta serra por causa de um atraso de vinte anos. Mas hoje já estamos vendo a atenção sendo dada à Tabacaria e a realidade dessas pessoas precisa ser mudada. Independente de diferenças políticas, estamos fazendo parcerias para que possamos fazer com que a água chegue às casas e uma estrutura de creche, com café da manhã, almoço e jantar para as crianças. Esses meninos não podem se perder. Se a gente quer mudar a realidade da Tabacaria é com o estudo. Porque foi com o estudo que consegui chegar até aqui”, completou o prefeito.