Geral

Sesau apresenta ações de saúde aos novos prefeitos e secretários municipais de Saúde

10/01/2017
Sesau apresenta ações de saúde aos novos prefeitos e secretários municipais de Saúde
Titular da saúde estadual, além de dar as boas vindas aos novos gestores, mostrou uma visão geral do Plano Estadual de Saúde.Fotos: Carla Cleto

Titular da saúde estadual, além de dar as boas vindas aos novos gestores, mostrou uma visão geral do Plano Estadual de Saúde.Fotos: Carla Cleto

Apresentar um Panorama da Saúde em Alagoas. Com este propósito, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, esteve reunida nesta segunda-feira (9), com os novos prefeitos e secretários municipais de saúde das 102 cidades do Estado. O evento aconteceu no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), localizado no bairro Farol, em Maceió.

A titular da saúde estadual, além de dar as boas vindas aos novos gestores, mostrou uma visão geral do Plano Estadual de Saúde e falou sobre a parceria que deve existir entre os municípios e a Sesau. Isso porque, segundo Rozangela Wyszomirska, por meio desta parceria, será possível ampliar e melhorar o atendimento para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que em Alagoas representa 90% da população.

“A saúde em nosso Estado é encarada como um dos pilares para o desenvolvimento social. E, para termos um SUS mais forte e com qualidade, precisamos continuar ampliando os serviços em cada uma das 10 regiões de saúde de Alagoas”, salientou Rozangela Wyszomirska, que aproveitou o momento para apresentar algumas ações que estão sendo desenvolvidas desde janeiro de 2015.

Március Beltrão, prefeito reeleito de Penedo, que representou o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, parabenizou a iniciativa da Sesau. Ele destacou a importância da reunião, onde muitas dúvidas foram esclarecidas pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska. “O evento foi positivo, pautado por diversas discursões sobre a política de saúde nos municípios alagoanos. Com isso, houve uma integração maior entre o Estado e os municípios e essa deve ser uma ação constante”, afirmou Március Beltrão.

Guia – Os novos gestores municipais de saúde também receberam um guia com informações sobre a situação dos principais indicadores de saúde em cada cidade. Entre estes indicadores, está o perfil da Atenção Primária, registro de nascimentos, vigilância sanitária, vigilância em saúde do trabalhador, dados sobre as redes de atenção à saúde, como atenção psicossocial, urgência e emergência.

A cartilha ainda traz indicadores da Hemorrede de Alagoas, como é realizada a assistência materno-infantil no município e atenção de média e alta complexidade. Rozangela Wyszomirska antecipou que irá visitar todas as 10 Regiões de Saúde do Estado para conversar melhor com cada um dos gestores, visando alinhar novas ações. A primeira reunião será com os secretários e prefeitos dos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata grande, Olho d’Água do Casado, Pariconha e Piranhas, que compõem a 10ª Região de Saúde.