Geral

Semarh disponibiliza ferramenta para monitorar a seca em Alagoas

03/01/2017
Semarh disponibiliza ferramenta para monitorar a seca em Alagoas
Mecanismo criado pela Semarh tem a função de apresentar ao alagoano a realidade da seca no Estado. Divulgação

Mecanismo criado pela Semarh tem a função de apresentar ao alagoano a realidade da seca no Estado. Divulgação

Além de planejar e colocar em prática as obras de infraestrutura hídrica aos municípios que convivem com a seca, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) disponibiliza uma ferramenta em seu site –www.semarh.al.gov.br –, para monitorar a estiagem em Alagoas.

O mecanismo tem a função de apresentar ao alagoano a realidade da seca no Estado após um estudo iniciado e continuado pela Sala de Alerta da Semarh. Ao clicar no banner, uma série de informações está à disposição, conforme explica o meteorologista Vinícius Nunes Pinho.

“Estamos com um banner que permite qualquer pessoa obter diversas informações a respeito do avanço da seca em Alagoas. A ferramenta contribui efetivamente no acompanhamento das previsões climáticas”, exemplifica o meteorologista.

Como funciona

Ao acessar www.semarh.al.gov.br, o internauta clica no banner “Acompanhamento da Seca em Alagoas”. Lá, qualquer pessoa pode ter acesso a informações sobre o funcionamento da ferramenta; o monitoramento da seca nos meses de novembro e dezembro; tendência climática para os meses de janeiro, fevereiro e março; e atual condição dos níveis dos rios em Alagoas.

Todos os informes são atualizados de maneira recorrente pelo setor de meteorologia da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

“Quem reside nos municípios em situação de seca pode acompanhar o que está ocorrendo e a previsão de chuvas para os próximos três meses, por exemplo”, complementa o meteorologista Vinícius Nunes Pinho.

Tags: