Geral

Secretários de Saúde aprovam retomada de participação nas reuniões da CIR e CIB

17/01/2017
Secretários de Saúde aprovam retomada de participação nas reuniões da CIR e CIB
Reprodução

Reprodução

Secretários de saúde de Alagoas aprovaram, de forma unânime, nesta segunda-feira (16), na 1ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) de 2017 a retomada da participação do Conselho nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIR) e Comissão Intergestores Regional (CIR), suspensas na assembleia de 22 de agosto de 2016 e mantidas na de 5 de dezembro do mesmo ano. O evento ocorreu no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) e contou com a participação de 84 gestores e mais de 30 técnicos.

Os gestores condicionaram à retomada da participação nestes fóruns oficiais (CIR e CIB) à inclusão da pauta de reivindicações dos municípios que, desde o ano passado tem sido discutida com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a exemplo da volta da discussão do financiamento para a Atenção Básica e a regularidade dos repasses financeiros estaduais.

Dentre os problemas que mais aflige à categoria estão à extinção do Pró-saúde (investimentos destinados à Atenção Básica), falta de medicamentos de alto custo, sucateamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dentre outros. A presidente do Cosems e também secretária de Saúde de Santana do Ipanema Normanda Santiago apresentou o Papel do Cosems/AL e a Relação Interfederativa no Sistema Único de Saúde (SUS) e traçou um panorama da atual situação da saúde pública no Estado, pontuando as dificuldades do setor, a exemplo do financiamento insuficiente.

Normanda Santiago afirmou que o Cosems não foi convidado para participar da reunião que a Sesau realizou na semana passada com os secretários de Saúde na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Diante da insatisfação dos secretários sobre a agenda de reuniões marcada pela secretária de Saúde Rozangela Wyszomirska, com as dez regiões de Saúde, a partir do dia 24 – sem a participação do Cosems, e apresentada em reunião na AMA – ficou acordado na Assembleia que a Diretoria Executiva vai formar uma comissão para se dirigir à AMA e expor as dificuldades da saúde e solicitar a suspensão das referidas reuniões.
A vice-presidente do Cosems e secretária de Pindoba, Helineide Soares, sugeriu que os gestores levem para os respectivos prefeitos o teor das discussões desta Assembleia como estratégia para subsidiá-los sobre as questões tratadas neste espaço de discussão. O secretário de Penedo Pedro Hermann Madeiro alertou a categoria que a secretária de Saúde quer enterrar a história de luta do Cosems e passar por cima dos secretários.
“Tenho um levantamento das perdas financeiras que os municípios tiveram durante a gestão dela, a exemplo da Atenção Básica, que deveria ser o maior ordenador da Rede e perdeu muito”, destacou. O secretário de Viçosa, Joellington Medeiros, destacou a luta histórica dos municípios para conquistarem seus espaços regionais e sugeriu que os secretários façam pressão política para forçar o Estado a cumprir seu papel de cooperação técnica e co-financiador do sistema e preservem os espaços de discussões da política de saúde em âmbito regional e estadual.
,
A secretária de Palmeira dos Índios, Katia Born, salientou que 2016 foi de batalha política difícil e propôs que os gestores definam o quanto antes os coordenadores das dez regiões, como forma de acelerar as discussões em prol da saúde pública do Estado. Katia se mostrou satisfeita pela luta que encampou junto ao Cosems em defesa do SUS. Durante a Assembleia foi apresentada a recomposição da Diretoria Executiva do Cosems/AL por ascensão devido a vacância de cargos, bem como a despedida dos membros anteriores e boas vindas aos novos gestores.

A vice-presidente do Cosems Helineide Henrique Soares passou a ocupar o cargo de vice-presidente; Morgana Thereza de Oliveira o de secretária geral; Nilza Malta o de 1º secretário; Rodrigo Buarque o de diretor financeiro e Gláucia Torres o de tesoureira. A equipe técnica do escritório também foi apresentada aos atuais secretários de Saúde de Alagoas.