Geral

Rio no Mirante da Sereia muda de cor e órgãos ambientais são acionados

09/01/2017
Rio no Mirante da Sereia muda de cor e órgãos ambientais são acionados
Biota denunciou a situação ao IMA (Foto: Divulgação/Biota)

Biota denunciou a situação ao IMA (Foto: Divulgação/Biota)

O rio que fica localizado no Mirante da Sereia, na AL-101 Norte, em Maceió, apareceu em cor rosa e foi fotografado por equipes do Instituto Biotta nesta segunda-feira (9). Órgãos ambientais foram acionados para estudar a causa da coloração.

De acordo com o diretor executivo do Biota, Bruno Stefanis, ele já havia percebido a mudança de cor no rio no último domingo (8). “Eu vi ontem à tarde e estava sem o celular. Aí pedi para a equipe de monitoramento passar lá para tirar as fotos”, explicou.

Ainda segundo Stefanis, a competência de fiscalizar rios é dos órgãos governamentais e, por isso, o Biota encaminhou um relato da situação ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

“Quem faz a fiscalização é o governo. Nós, como sociedade civil averiguamos que tinha algo errado e fizemos a denúncia. Então, o IMA como órgão fiscalizador vai lá para ver se tem alguma irregularidade no local, bem como ele tem um laboratório que vai fazer coleta e análise da água caso não ache nada visível”, ressaltou.
A reportagem não conseguiu falar com o IMA.

Caso similar

Em fevereiro do ano passado o IMA informou que as águas do Rio Rêgo dos Mamões, na Barra Nova, em Marechal Deodoro, estavam ficando da cor rosa devido a uma contaminação química causada por tinta.

Um mês antes os moradores da região já diziam que as águas estavam rosa e que eles estavam preocupados com isso. A partir da denúncia, o IMA investigou a ocorrência.