Brasil

Renan Filho visita Palmeira na terça para minorar grave problema hídrico no município

14/01/2017
Renan Filho visita Palmeira na terça para minorar grave problema hídrico no município
Julio Cezar recebe Renan Filho em Palmeira na terça (17)

Julio Cezar recebe Renan Filho em Palmeira na terça (17)

O governador Renan Filho (PMDB) visita Palmeira dos Índios na próxima terça-feira, às 9h, onde vai ver de perto o grave problema de falta d’água que assola o terceiro maior município de Alagoas.

A assinatura das Ordens de Serviços das obras emergenciais de abastecimento de água para o município de Palmeira dos Índios acontecerá na Praça da Independência.

A informação é do prefeito Júlio Cezar (PSB) que disse ainda que o governador vai promover 5 ações de seu governo para ajudar a diminuir o sofrimento da população que sem ter como abastecer seus imóveis se socorrem de carros pipas que nessa época cobram por cada 1000 litros de água a bagatela de R$30 a R$50.

Na última quinta-feira (12), vários setores estiveram reunidos durante todo o dia, para discutir o colapso hídrico instalado em Palmeira dos Índios. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito Júlio Cezar.

O presidente da Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal) Clécio Falcão, disse que dentro de 30 dias entrega o sistema que vai captar água do poço de sucção da Estação de Tratamento de Água (ETA), de Estrela de Alagoas, e aduzir a água até o povoado de Canafístula.

Outra obra que a Casal está iniciando é a transposição da barragem do sistema Caçamba para o sistema Carangueja, de onde vai sair a água direto para o poço de sucção da elevatória de água bruta da Carangueja. O objetivo é aproveitar a adutora da Carangueja para usar a água do Caçamba. Ela deverá ficar pronta em sessenta dias.

 

Obras emergenciais

Segundo Julio Cezar (PSB) o governador vai assinar a ordem de serviço para a ampliação da captação da água da barragem da Caçamba para a Estação Caçamba que atualmente está em 30% de sua capacidade e vai passar para 60% com as obras a serem executadas.

Além desta ordem de serviço, o governador vai destinar através da CASAL água da Barragem do Bálsamo via Estrela de Alagoas para abastecer o Distrito de Canafístula de Frei Damião, o maior povoamento do município que está sem água nas torneiras há quase 30 dias.

O governador Renan Filho também vai autorizar a perfuração de 5 poços de alta vazão na zona urbana da cidade, numa ação emergencial que visa abastecer a população urbana palmeirense enquanto as obras para que a Barragem do Caçamba sejas finalizadas.

A recuperação de poços construídos pelo DNOCS que estão há anos sem manutenção será outra ação do governo Renan Filho a pedido de Julio Cezar (PSB). Alguns destes poços também estão instalados na zona urbana e deverá ajudar no abastecimento à população.

A operação pipa “Água é vida” também será retomada e desta vez ampliada da zona rural para a zona urbana, numa ação inédita que contará com o apoio da CASAL e da Secretaria de Recursos Hídricos de Alagoas.

Segundo Julio Cezar (PSB) essas ações emergenciais irão ajudar a minorar o problema da falta d´água que é crônico no município enquanto o governo trabalha nas obras que irão dar a Barragem da Caçamba (que hoje está cheia) condições para abastecer Palmeira dos Índios.