Geral

Provedor anuncia implantação de sistema tecnológico para modernização do Hospital Santa Rita

14/01/2017
Provedor anuncia implantação de sistema tecnológico para modernização do Hospital Santa Rita
Pedro Gaia, provedor de Santa Rita

Pedro Gaia, provedor de Santa Rita

O provedor do Hospital Regional Santa Rita de Palmeira dos Índios – médico Pedro Gaia concedeu entrevistas na manhã desta quinta-feira (12), as rádios locais (Vitório FM e Palmeira FM), e, na oportunidade, anunciou que na próxima segunda-feira (16), o Santa Rita terá um grande avanço no que se refere à parte tecnológica, pois será implantado um sistema que possibilitará maior controle e agilidade dos serviços prestados pela Instituição.

Segundo Pedro Gaia, o Santa Rita conseguiu, por meio de uma parte dos recursos provenientes da Emenda do Deputado Federal Paulão (PT), a pedido também da ex-vereadora Sheila Duarte, fazer a aquisição dos computadores necessários para o parque de informática que está sendo implantado no hospital.

“Os computadores já chegaram. A empresa responsável pela instalação do sistema já iniciou o treinamento com os funcionários do Santa Rita e, a partir da próxima semana, o hospital entrará no mundo da tecnologia. Não tenho dúvidas da importância dessa conquista. Esse é um avanço que merece ser destacado e divulgado por toda a imprensa”, enfatiza.

Pedro Gaia explica que, com o novo sistema não vai existir mais papel. Até o prontuário médico será eletrônico e o paciente poderá ser monitorado de forma ágil por toda a equipe de médicos e enfermeiros.

“Com o sistema nós saberemos tudo sobre o paciente. Todos os profissionais terão acesso às informações. Saberemos qual a medicação foi prescrita, o horário, enfim, termos o controle de tudo. Há ainda a possibilidade do médico acompanhar seu paciente mesmo quando estiver em seu consultório, já que ele terá como verificar de forma on-line as informações quando não estiver dentro do hospital”, disse o provedor.

Os recursos

Com relação aos recursos recebidos pelo Hospital por meio das Emendas dos deputados Paulão e Marx Beltrão (hoje Ministro do Turismo), o provedor fez questão de destacar que “Sempre prestei contas de todo o dinheiro recebido pelo Santa Rita. Os recursos que chegam são destinados para o que vieram. Inclusive, quero deixar bem claro que não podemos, por exemplo, usar esse dinheiro para pagamentos de salários, alimentação, ou outras coisas que não estejam incluídas no que foi acordado”.

Pagamentos

Pedro Gaia informou que já esteve em contato com o prefeito Júlio Cezar para resolver a questão dos pagamentos dos funcionários e o mesmo garantiu que serão efetuados nesta sexta-feira (13), impreterivelmente. De acordo com o médico, o atraso foi devido à mudança de gestão que exige trâmites legais e processos burocráticos. Mas, o dinheiro foi deixado em conta pela antiga gestão de James Ribeiro e será pago pela atual administração do prefeito Júlio Cezar.

“Esse impasse já foi resolvido e o prefeito Júlio já deu a palavra que amanhã já estará liberado. Pedimos a compreensão de todos e aproveitamos para dizer que os vencimentos continuarão com a data do dia 30 de cada mês. Quanto a isso não houve mudança”, garante.

Encontro com o Prefeito

Está marcado também para esta sexta-feira (13) uma visita do prefeito Júlio Cezar e da secretária municipal de Saúde, Kátia Born, ao Hospital Regional Santa Rita. Pedro Gaia disse que o intuito é percorrer todo o hospital para mostrar as obras e melhorias feitas no Santa Rita durante o período que está como provedor da Instituição.

“Iremos mostrar os novos leitos das enfermarias, as reformas dos banheiros; a reforma e compra de máquinas para a lavanderia; reforma no refeitório, a construção da Unidade Transfusional, reforma do necrotério. Os equipamentos para a UTI e para o Centro Cirúrgico, e tantos outros aparelhos modernos que conseguimos trazer para o hospital. A nossa meta é fazer a total reestruturação do Santa Rita, tanto na sua parte física, como também tecnológica sem deixar de fora a parte humana. Estamos capacitando nossos profissionais com treinamentos para que eles saibam a importância da humanização no atendimento”, destaca Pedro Gaia.

Alta Complexidade

O provedor disse também que o intuito é fazer com que o Santa Rita possa oferecer atendimento também em casos de alta complexidade. O assunto já foi iniciado com o prefeito Júlio e a secretária de saúde Kátia Born. Segundo Pedro Gaia boa parte da estrutura já está pronta. O que falta agora é discutir a ampliação do Santa Rita para poder oferecer ainda mais serviços e atendimentos.

“Quando assumi a provedoria decidi que iria trabalhar para reestruturar o hospital e fazer com que ele voltasse a ser referência no Estado. Bati em várias portas, consegui ajudas importantes com amigos e políticos. Tive apoio de todos os colegas médicos e também dos que fazem parte da mordomia do hospital. O Santa Rita é uma grande família. São mais de 500 pessoas ali dentro trabalhando para o bem da população e dando o melhor de si. Tenho absoluta certeza que fiz tudo o que estava a eu alcance e farei ainda muito mais até o final da minha gestão, independente de ser reconduzido ou não à esta provedoria. Trabalhamos com transparência e publicidade e assim será até o último dia em que estiver Provedor do Hospital Regional Santa Rita”, finaliza Pedro Gaia.