Geral

Prefeitura de Arapiraca foca em transparência junto às entidades prestadoras de serviço da Saúde

18/01/2017
Prefeitura de Arapiraca foca em transparência junto às entidades prestadoras de serviço da Saúde
IMG_3358

Samuel Alves

A atual gestão municipal segue buscando honrar seus compromissos e renovar parcerias que sirvam como apoio para a população arapiraquense.

Nesta quarta-feira (18), o prefeito Rogério Teófilo (PSDB), ao lado da vice Fabiana Pessoa (PRB) e da secretária Municipal de Saúde (SMS) Aurélia Fernandes, estiveram reunidos com os prestadores de serviços da Saúde de Arapiraca, entre hospitais e laboratórios, para a apresentação de um diagnóstico da situação da cidade e do novo modelo de transparência do Governo.

A secretária apontou a necessidade de se fazer um resgate e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), levando aos usuários todos os serviços fundamentais e necessários para que os atendimentos sejam realizados com qualidade.

“Temos que fazer com que o serviço esteja cada vez mais próximo da população. Sem essa parceria, sem vocês [prestadores de serviços], a gente não conseguirá chegar ao SUS que almejamos. Temos de mostrar que estamos empenhados para lutar por uma melhoria nos atendimentos. Queremos que o usuário seja atendido e que ele vá ao laboratório através do sistema. A assinatura será o mínimo, uma urgência ou algo que precise, por que o acesso tem que ser lá na Atenção Básica, ele tem que sair de lá com o exame marcado. O nosso grande objetivo é que o usuário seja atendido. Nós acreditamos no SUS, se não fosse por isso não estaríamos trabalhando”, destacou a secretária.

O prefeito Rogério Teófilo sinalizou a necessidade de se construir uma nova Saúde em Arapiraca, aliando a participação coletiva, dos prestadores de serviços, e da sociedade civil organizada, fazendo-se transparecer o trabalho para um povo que está precisando.

“A Prefeitura de Arapiraca tem que inovar, tem que ser gestora, então nós queremos fazer uma modificação de gestão na nossa cidade. Deixar aquela tradicional forma de que o prefeito é quem decide. Não, não sou eu quem vai dizer se haverá mais laboratórios, se vai ter mais entidades que vão trabalhar com a Saúde, será um diagnóstico realizado pela equipe, pela secretária e por todos vocês que compõe esse quadro de prestações de serviços”, destacou o prefeito.

Teófilo apontou ainda que a gestão tem ciência da prestação de contas que deverá ser feita aos hospitais e laboratórios de análises clínicas agora em janeiro. No entanto, o recurso que entrou seria para providenciar o acerto de contas para o mês de dezembro, mas que, infelizmente, será efetuado referente ao de novembro.

“Sabemos que tem entidades que estão há um, dois três meses sem receber . Eu pedi para que se fosse feito um diagnóstico e nós vamos honrar nossos compromissos. O recurso chegou e nós vamos repassar. O que a gente recebeu agora em janeiro era para ser o repasse de dezembro, mas será o de novembro, e infelizmente ficamos com um mês que foi engolido dentro do processo. Todos vão receber gradativamente, mas dentro de um planejamento, de um estudo e de uma transparência mais absoluta possível. Estarei à disposição de todos para quaisquer reclamações!”, evidenciou Rogério Teófilo.

Este é um novo momento que está sendo construído em Arapiraca. A administração tem buscado trazer a população para mais perto de si, tendo como a finalidade de se mostrar transparente as atividades desenvolvidas, acerto de contas e a humanização que está sendo prentendida pela gestão.

“Vocês têm a liberdade de construir esse novo momento com a gente. Nós vamos trabalhar com o público, com o privado, com hospitais e com as nossas Unidades Básicas de Saúde para mostrar a realidade e buscar apoio e parcerias para todos”, finalizou o gestor.

“Quando a gente coloca que todos vocês são credenciados e recebem recursos pelo município, por que nós somos gestão plena do sistema, até no Hemoar o recurso vem para o município e a gente repassa para o Estado. Algumas pessoas acham que o credenciamento é do SUS e o Ministério é quem faz o repasse para o prestador, mas não, o recurso é repassado para o município, a gente é quem audita e paga o prestador do serviço, e da mesma forma funciona com a Unidade de Emergência”, declarou a secretária Aurélia Fernandes.