Política

Prefeito eleito acusado de estupro toma posse e volta para cadeia em AL

03/01/2017
Prefeito eleito acusado de estupro toma posse e volta para cadeia em AL

O prefeito eleito de Santa Luzia do Norte, Edson Mateus (PRB), que está preso desde o dia 15 de dezembro do ano passado acusado de estupro de vulnerável, saiu da cadeia no domingo (1º) para tomar posse e logo em seguida voltou para a cela.

Um vídeo gravado por um morador de Santa Luzia do Norte mostra o momento em que o prefeito faz o juramento durante a posse na Câmara de Vereadores.

Denunciado por estuprto pelo Ministério Público, Edson Mateus está preso no quartel do Corpo de Bombeiros, que fica no bairro do Trapiche, em Maceió.

Um dia depois da posse os moradores da cidade estão confusos, sem saber quem realmente assume a prefeitura.

A juíza da comarca de Santa Luzia do Norte, Juliana Batistela está de férias e por isso não pôde gravar entrevista, mas informou a reportagem da TV Gazeta que autorizou a posse do prefeito Edson Matheus porque a ação do Ministério Público ainda cabe recurso.

Batistela disse ainda que nesse caso o vice-prefeito José Aílton assume a prefeitura. Procedimento considerado normal segundo o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), já que a prisão do prefeito ocorreu por conta de um crime de ordem comum e não eleitoral.

A reportagem falou com o vice-prefeito José Aílton por telefone. Ele disse que não tem pretensão de assumir o cargo de momento, já que o prefeito ainda é Edson Mateus. E que que neste caso, familiares do prefeito devem ajudá-lo a administrar a cidade enquanto ele recorre na Justiça.

Enquanto isso os moradores da cidade dizem que precisam que algum gestor assuma a prefeitura porque os serviços públicos estão prejudicados.