Geral

Portal da Transparência da Saúde disponibiliza escalas de plantão de profissionais

17/01/2017
Portal da Transparência da Saúde disponibiliza escalas de plantão de profissionais

Para ampliar o controle social e a transparência na assistência prestada à população, a atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) passou a disponibilizar as escalas de plantão de todos os profissionais que trabalham nas unidades mantidas pelo Estado. A nova ferramenta está disponível no Portal do Cidadão da Sesau e pode ser acessada através do link http://cidadao.saude.al.gov.br/ .

Com mais esta ferramenta, segundo a titular da pasta, Rozangela Wyszomirska, a Sesau possibilita que os usuários de suas unidades saibam quando e quais profissionais estão atuando no momento em que ele necessite de um dos serviços.  “Desde que assumimos a gestão, em janeiro de 2015, passamos a atuar com lisura nas ações executadas, ouvindo o controle social e possibilitando que ele tenha acesso às decisões que adotamos, sempre com um caráter técnico”, salientou.

 

Todos os servidores 

De acordo com a assessora técnica do Núcleo de Transparência da Sesau, Rita Bitencourt, a população pode saber os horários de todos os servidores públicos, incluindo a área administrativa, médicos e enfermeiros. “Unidades como os Ambulatórios 24 horas, HGE [Hospital Geral do Estado], Samu e Hemocentros irão disponibilizar as escalas mensalmente. Essa informação marca o compromisso da gestão estadual com uma administração transparente e com o direito a informação de todos”, destacou.

A assessora técnica do Núcleo da Transparência da Sesau reforçou que serão disponibilizadas as trocas de plantão sempre que estas forem efetuadas. “Serão informadas as duas escalas. Uma com os plantões programados e outra já com as alterações que porventura sejam feitas ao longo do mês”, ressaltou Rita Bitencourt.

As informações já estão no site, em formato pdf, e a partir de desta sexta-feira (20) as escalas poderão ser acessadas dentro do sistema de forma mais rápida e prática. “A população poderá realizar sua pesquisa pelo nome, função ou unidade. Com isso, o exercício da cidadania será facilitado”, reforçou Rita Bitencourt.