Geral

Pequim vai defender seus direitos no Mar da China

24/01/2017
Pequim vai defender seus direitos no Mar da China

Pequim está decidido a defender seus direitos no Mar da China meridional, afirmou o ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira (24), um dia após o novo governo americano lançar uma advertência sobre esta zona altamente estratégica.

“A soberania da China sobre as ilhas da China meridional e suas águas adjacentes é indiscutível”, afirmou aos jornalistas o porta-voz do ministério, Hua Chunying.

“A China está decidida a salvaguardar seus direitos e interesses”, enfatizou, depois que o novo porta-voz da presidência americana, Sean Spicer, advertiu que Washington vai proteger seus interesses nas águas internacionais do Mar da China meridional.

A ação da China na região provoca instabilidade no sudeste asiático. A China culpa os EUA de incentivar problemas no Mar do Sul da China, um canal marítimo vital pelo qual mais de 5 trilhões de dólares em comércio são transportados anualmente.

Em julho de 2016, o Tribunal Internacional de Haia tomou uma decisão em favor das Filipinas na disputa sobre o mar do sul da China. A Corte Permanente de Arbitragem (CPA) concluiu que China não tem base legal para reclamar “direitos históricos” sobre a maior parte das águas do Mar da China Meridional, segundo a France Presse.