Geral

Para George Soros, incerteza sobre Trump deve levar mercados a ‘vacilarem’

20/01/2017
Para George Soros, incerteza sobre Trump deve levar mercados a ‘vacilarem’

O investidor multi-milionário George Soros afirmou na noite desta quinta-feira (19) que os mercados globais vão vacilar diante da incerteza das políticas que serão adotadas pelo novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Agora, a incerteza está no pico e, na verdade, a incerteza é inimiga do investimento de longo prazo. Então, eu não acho que os mercados vão ficar bem”, disse Soros à Bloomberg News, no seu jantar anual com os media no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça.

As ações nos Estados Unidos dispararam após a vitória eleitoral de Trump em 8 de novembro. A eleição também deu o controle do Congresso para Partido Republicano. Trump assume o cargo nesta sexta-feira (20).

“Os mercados veem Trump a desmantelar as regulamentações e reduzindo impostos, e isso tem sido um sonho”, disse Soros. “O sonho tornou-se realidade.”

Mas Trump também tem pedido tarifas aduaneiras e a saída da Parceria Transpacífico, entre outras políticas que têm ramificações não claras para o crescimento dos EUA, disse Soros.

“É impossível prever exatamente como Trump vai agir”, disse ele.

Soros, que fundou a Soros Fund Management LLC e agora é presidente da empresa com sede em Nova York, foi um grande contribuinte da candidatura presidencial da democrata Hillary Clinton e também doou a outros grupos de apoio aos democratas.

“Pessoalmente, estou convencido de que ele vai falhar, não por causa de pessoas como eu que gostariam que ele falhe, mas porque as suas idéias que o guiam são intrinsecamente contraditórias e as contradições já estão realmente encarnadas pelos seus conselheiros … e o seu Gabinete.”