Cidades

Operação Água é Vida volta a atender municípios de Alagoas

26/01/2017
Operação Água é Vida volta a atender municípios de Alagoas

A segunda etapa da Operação Água é Vida, programa de enfrentamento á estiagem em Alagoas, será lançada nesta quinta-feira (26), na cidade de Senador Rui Palmeira. No total, serão disponibilizados 123 carros-pipa que vão atender emergencialmente os municípios que estão em situação de emergência.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Major Moisés, a operação deve durar todo o verão. “Nós temos recursos suficientes para manter a operação até a chegada do inverno, quando ameniza a estiagem nos municípios do Agreste e Sertão”, afirma.

Além dos carros-pipa, o governo vai autorizar a perfuração de 100 poços artesianos de forma emergencial. Serão instalados ainda sistemas de abastecimento que serão utilizados para reservar água.

O investimento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para a efetivação do Programa de Perfuração de Poços é de R$ 2.950.000,00, oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH).

Segundo o major, os recursos já estão assegurados pelo Ministério da Integração, na ordem de R$ 5 milhões. Serão distribuídos quatro milhões de litros de água diariamente, beneficiando 40 municípios e 1.300 comunidades do Agreste e Sertão alagoano. Pelo menos, 220 mil pessoas serão beneficiadas nas duas regiões.

Entre os municípios contemplados estão Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Poço das Trincheiras, Piranhas, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São Brás, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.