Geral

Nesta segunda: Fapeal viabiliza produção científica por meio de editais

07/01/2017
Nesta segunda: Fapeal viabiliza produção científica por meio de editais

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) dá o pontapé no processo de ações conjuntas em suas chamadas para 2017. A proposta da Fapeal é prospectar recursos de forma sistemática e em parceria, com o intuito de ampliar esta atuação e potencializar os recursos captados.

O edital de Apoio à Editoração e Publicação de Livros inicia este calendário de atividades, estimulando o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação (PPG) no Estado. A Fundação em conjunto a Imprensa Oficial Graciliano Ramos (Cepal) e a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), por intermédio da Fundação Universitária de Desenvolvimento, Extensão e Pesquisa (Fundepes), integram o programa.

O lançamento da chamada ocorrerá nesta segunda-feira, 09, quando os termos de cooperação serão firmados oficialmente. Estarão reunidos os diretores das instituições parceiras na presença do governador Renan Filho.

Fapeal dá pontapé com edital de Apoio à Editoração e Publicação de Livros e inicia o calendário de atividades   (Foto: agenciaalagoas)

Fapeal dá pontapé com edital de Apoio à Editoração e Publicação de Livros e inicia o calendário de atividades (Foto: agenciaalagoas)

O diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, ressalta a relevância desta execução: “Este edital marca a primeira ação do Governo do Estado em parceira com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no sentido de comemorar os 200 anos do Estado. É um programa que tem a pretensão de lançar até 50 livros que versem sobre a história e a formação social, histórica, cultural e econômica de nosso Estado”.

O EDITAL – O programa possui uma finalidade inovadora, fomentar a publicação de livros que divulguem produções científicas, auxiliando financeiramente as propostas aprovadas. Todas as áreas de pesquisa dos centros de ensino alagoanos Stricto Sensu poderão submeter seus projetos. A prioridade será equacionar os subsídios para contemplar o maior número de PPGs, ou ao menos uma publicação por programa da área, mensurando os méritos das propostas.

Os pesquisadores interessados devem apresentar a titulação de doutor, além de possuir vínculo efetivo com instituições de ensino superior e manter os dados cadastrados e atualizados no SIGFapeal e na Plataforma Lattes.

Os aspectos verificados nos trabalhos avaliarão os resultados marcados principalmente pelo ineditismo e originalidade, contribuindo no desenvolvimento científico da obra. Lembrando que, os livros podem ter autores individuais ou coletivos.

RESULTADO – As propostas recomendadas pelo Conselho Editorial da Edufal serão homologadas pela Diretoria Executiva de Ciência e Tecnologia da Fundação e pela Diretoria Executiva da Cepal. A Fapeal disponibilizará um aporte financeiro para o programa em R$ 150 mil, advindos de recursos próprios da instituição, que somados a outros insumos totalizará em R$ 180 mil.

As inscrições serão recebidas até 31 de janeiro, na sede da Editora na Ufal. As listas das propostas enquadradas e aprovadas serão publicadas no Diário Oficial do Estado de Alagoas e divulgadas simultaneamente nos sites da Fapeal, Edufal e Cepal.