Geral

Municípios têm até esta quinta-feira para renovar adesão ao Mais Médicos

04/01/2017
Municípios têm até esta quinta-feira para renovar adesão ao Mais Médicos
Municípios devem ficar atentos ao prazo.Fotos: Carla Cleto

Municípios devem ficar atentos ao prazo.Fotos: Carla Cleto

Os municípios alagoanos que participam do Programa Mais Médicos têm até esta quinta-feira, 5, para realizarem a mudança de senha e atualização do cadastro do gestor através do Sistema de Gerenciamento do Programa – SPG. Conforme os termos e condições do Edital, os profissionais estão habilitados ao preenchimento de vagas disponíveis e previamente autorizados para exercício das funções em suas unidades de saúde.

Para renovação das vagas previamente autorizadas dos Programas de Provisão de Médicos do Ministério da Saúde (MS), é preciso que os gestores dos municípios (Campo Alegre, Arapiraca, Campo Grande, Girau do Ponciano, Japaratinga, Limoeiro de Anadia, Maceió, Pindoba, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Taquarana, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa) preencham o formulário, através do endereço eletrônico http://maismedicos.saude.gov.br, acrescentem os documentos exigidos no edital e aceitem o Termo de Renovação de Adesão e Compromisso.

Por fim, deve-se selecionar a opção “confirmar a Renovação de Adesão”, para que a inscrição no programa seja efetivamente validada.

A gerente de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Tânia Queiroz, afirma que a possibilidade de renovação da adesão desses municípios ao Programa Mais Médicos permitirá expansão e reestruturação da formação médica em Alagoas.

“Nós estamos dando esta oportunidade para que esses municípios renovem à adesão e consigam, assim, expandir com qualidade o atendimento à população na Atenção Básica. Alguns municípios têm ampliado a capacidade de atrair e fixar médicos, isso permitirá que possamos atender melhor a quem tem mais necessidade”, completou Queiroz.

A gerente de Atenção Primária da Sesau reforça ainda que a renovação da adesão do município ao Provab ou Mais Médicos é de responsabilidade do gestor. Caso a solicitação e envio dos documentos não sejam feitos de forma adequada, o município pode se tornar inapto de ser favorecido com o programa.

SOBRE O PROGRAMA – Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos das regiões com carência de profissionais. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e expansão da formação médica no país.

No eixo de infraestrutura, o governo federal está investindo na expansão da rede de saúde. São mais de R$ 5 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de 26 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Já as medidas relativas à expansão e reestruturação da formação médica no país, que compõe o terceiro eixo do programa, preveem a criação, até este ano, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência para formação de especialistas com o foco na valorização da Atenção Básica e outras áreas para o SUS. Destas, já foram autorizadas 5.849 vagas de graduação e 7.782 vagas de residência.

Para maiores informações acesse: https://goo.gl/NBHvkw.