Geral

MPE determina triagens mais rigorosas no sistema prisional de Alagoas

10/01/2017
MPE determina triagens mais rigorosas no sistema prisional de Alagoas
Alfredo Gaspar de Mendonça quer mais rigor nas ações no sistema prisional do Estado (Tribuna do Sertão/Arquivo)

Alfredo Gaspar de Mendonça quer mais rigor nas ações no sistema prisional do Estado (Tribuna do Sertão/Arquivo)

O Ministério Público Estadual de Alagoas coordenou uma reunião junto à Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social, destacando a importância de se realizar novas triagens no sistema prisional, para evitar possibilidade de conflito entre facções rivais dentro das unidades penitenciárias na capital e no interior. A Promotoria de Execuções Penais vai acompanhar de perto a realização desse trabalho. Também recomenda que seja intensificada a quantidade de revistas nas celas. Outras nove medidas também deverão ser cumpridas pela Seris.

“Nós precisamos nos antecipar aos fatos e evitar que conflitos semelhantes aos que aconteceram desde a semana passada nos presídios de Manaus e em Boa Vista no País possam acontecer aqui em Alagoas. Mesmo já sabendo que esse controle é feito pela Seris, nossa intenção foi reforçar a necessidade de que essa triagem ocorra com a maior vigilância e seriedade possíveis. Grupos rivais não conseguem conviver no mesmo espaço e uma falha nesse quesito pode trazer consequências desastrosas”, afirmou o chefe do Ministério Público, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

O promotor Luiz Vasconcelos acompanhará a realização das novas triagens, que já começarão a acontecer esta semana. “Queremos participar disso, saber se estávamos falhando em algum ponto e identificar eventuais problemas vinculados a facções adversárias”, disse ele, acrescentando que, em Alagoas, os dois maiores grupos rivais são o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).