Geral

Martha Vasconcellos, última Miss Universo do Brasil, lamenta posição de Brasileira

31/01/2017
Martha Vasconcellos, última Miss Universo do Brasil, lamenta posição de Brasileira
Na montagem, Martha Vasconcellos (de cabelos brancos) com as amigas e a Miss Brasil Raíssa Santana . Foto: Montagem com fotos de divulgação

Na montagem, Martha Vasconcellos (de cabelos brancos) com as amigas e a Miss Brasil Raíssa Santana . Foto: Montagem com fotos de divulgação

Martha Vasconcellos, dona do último título de Miss Universo do Brasil conquistado há 49 anos, reuniu amigas e ex-misses para torcer pela brasileira Raíssa Santana. A eliminação da baiana na seleção do Top 9 durante a competição, no entanto, foi um balde de água fria no grupo e gerou indinação na hoje psicóloga e avó orgulhosa de cinco netos.

Segundo Martha, Raíssa tinha todas as credenciais para figurar entre as três finalistas. “É o como o ditador popular diz: ‘Cabeça de juiz é que nem bumbum de bebê, a gente não sabe o que vem’. Fiquei indignada. Abrimos champagne para nada, foi horrível”, afirmou Martha.

Martha Vasconcellos: a última Miss Universo brasileira

Martha Vasconcellos: a última Miss Universo brasileira

Eleita a primeira Miss Brasil negra, há 30 anos, Deise Nunes também não escondeu sua decepção com o resultado. “Nunca vi tanta mobilização. Raíssa nos representou bem, estava iluminada, mas achei tudo mundo estranho. As regras mudam a cada ano. Na minha época eram 10 finalistas. No ano passado foram 15 e esse ano 13. Os juízes também ficaram numa posição figurativa, após abrirem votação pela internet”, criticou Deise.

Deise Nunes, a única negra a vencer o Miss Brasil, foi eleita em 1986

A preparação da Miss

Em entrevista concedida durante sua preparação para o concurso, Raíssa Santana contou que teve que perder medidas no bumbum e no quadril para o concurso. A preparação foi bem intensa e incluiu corrida, muay thai, musculação e acompanhamento nutricional.

Raíssa corre e luta muay thai para cuidar do corpo

A disciplina também chegou à mesa e a faz balancear as refeições. Mesmo assim, a ex-jogadora de basquete revelou não ser do time das cortadoras de glúten e lactose nem das que passam vontade por um chocolatinho.

Com 1,77m de altura, 58kg, 64cm de cintura e 84cm de quadril, se tornou a primeira representante do Miss Brasil negra desde Deise Nunes, que vendeu em 1986.

“O país tem uma mistura de raças muito grande. É muito legal para as meninas verem que são capazes. Eu acho que sou um incentivo para elas terem mais determinação e acharem que podem também” frisou ela ao ganhar o concurso.

O feito repercutiu no país e foi celebrado por famosos como Cris Vianna, Thiaguinho, Zezé Motta e Taís Araújo. “Pela primeira vez, a gente tem um equilíbrio de representatividade entre as finalistas do maior concurso de beleza do país (…) Eu, como negra e mãe de uma menina negra, fico muito feliz”, escreveu a mulher de Lázaro Ramos no Instagram.

Raíssa Santana concorreu com 25 modelos

No passado, Raíssa teve dificuldades de enxergar sua capacidade. Tudo mudou quando, ao trabalhar como secretária numa academia, foi descoberta por olheiros e convidada para tirar fotos, aos 15 anos. A partir dali, ela se preparou para o seu primeiro concurso de beleza, em Umuarama.

“Até então, eu não me achava bonita e não tinha segurança. Foi aquela produção que me fez enxergar minhas qualidades, e a autoestima melhorou. Sofri bullying, mas é algo que acontece com muita gente. Nunca deixei me abalar”, contou a estudante de Marketing, que trancou o curso para cumprir a agenda de miss.

Mesmo entre flashes e elogios à aparência, a modelo ressalta que não quer se limitar a ser bela:

“Miss não é só a casca. Ela precisa de conteúdo e tem que saber sustentar uma opinião, ter beleza interior. Hoje em dia, nós temos voz. Não acredito que seja só a parte de fora que conte”.