Política

Julio Cezar toma posse como prefeito de Palmeira dos Índios

01/01/2017
Julio Cezar toma posse como prefeito de Palmeira dos Índios
Posse de Julio

Posse de Julio

O jornalista Júlio Cezar Silva (PSB) e o médico Márcio Henrique Carvalho (PPS) tomaram posse nos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, de Palmeira dos Índios neste domingo (1º).

A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores da cidade. Os novos 15 vereadores também foram empossados na manhã deste domingo.

Antes da solenidade na Câmara Municipal, prefeito, vice e vereadores participaram de uma missa na Catedral Diocesana, celebrada pelo Bispo Dulcênio de Matos.

Júlio esteve acompanhado de sua família, do vice Márcio Henrique, vereadores eleitos e secretários que irão compor o governo a partir de amanhã (2). O ministro do Turismo Marx Beltrão e os deputados estaduais Edval Gaia Filho e Givaldo Carimbão também prestigiaram o momento festivo.

Na homilia da missa, Dom Dulcênio citou o papa Francisco, que lembrou a importância das mães na vida das pessoas e a influência que elas têm na vida de seus filhos. “Me refiro, especialmente, ao prefeito eleito, ao vice e vereadores que são católicos. Vocês são privilegiados porque iniciam um trabalho justamente no dia da mãe de Jesus e agradecendo a Deus com essa missa em ação de graças. A minha reflexão sobre este momento importante é que ser prefeito, vereador e professor não deixa se ser um sacerdócio. Quero dizer ao prefeito que hoje é um dia festivo, mas amanhã as cruzes já começam e elas devem ser carregadas. Eu espero que vocês consigam levar essas cruzes até o fim, com respeito ao povo, da mesma forma que fez Jesus. É governar com o ministério dado por Deus, como missão. Vocês foram eleitos porque o povo os elegeu e Deus o consentiu”, falou o bispo.

E continuou. “Me desculpem o que vou dizer mas vocês são empregados do povo e devem propiciar a dignidade a todos, sem distinção. Júlio, você é o prefeitos do bispo, do padre, do pastor, do operário, do vaqueiro, dos mais humildes e todos deverão ser atendidos com dignidade. Todos devem ser visto como imagem e semelhança de Deus”, declarou o Dom Dulcênio.

Ao ser convidado para fazer uso da palavra, Júlio Cezar disse que este é um momento especial para todos aqueles que foram eleitos. “Antes de tudo pedimos proteção a Deus para cumprir a missão que nos foi dada. E diante deste altar me comprometo a destinar políticas públicas para os que mais humildes. Sou um homem avesso à violência e temente a Deus. Respeito todos os créditos. Palmeira passa por uma série crise, mas é com perseverança que reuniremos esforços para reconstruir a cidade. A boa obra deve ser instituída a todos aqui. Asseguro que determinação, coragem e fé não nos faltarão. Quem vem de onde eu vim não teme desafios. O compromisso da Câmara também deve ser com o povo e não comigo. Quem quiser trabalhar comigo e o dr. Márcio estamos de portas abertas. A cada secretário e cada membro da nossa equipe recomendo dedicação e trabalho. Fomos escolhidos pelos palmeirenses assim como Davi foi escolhido por nosso Senhor. Pedimos a Deus que abençoe a nossa Palmeira e nos ilumine que para possamos fazer um governo bom e justo”, declarou Júlio Cezar.

Depois da missa, o prefeito Júlio Cezar, o vice Márcio Henrique e os 15 vereadores eleitos assinaram o termo de posse na Câmara de Vereadores do município. O vice-prefeito Márcio Henrique agradeceu a Deus e ao patrão de cada um dos eleitos. “O nosso patrão é o povo de Palmeira dos Índios. Temos nas mãos o poder para reconduzir a cidade ao lugar de onde ela nunca deveria ter saído mãos. Há quatro anos eu tomava posse como vereador e hoje como vice-prefeito. Tenho certeza que o prefeito Júlio, eu e os vereadores estaremos caminhando lado a lado e com o povo. O poder não é nosso, ele nos foi dado por Deus e pelo povo. Estamos aqui a serviço do povo”, assegurou o vice-prefeito.

Em seu discurso, o prefeito Júlio Cezar voltou a reforçar que o lema de seu governo será ‘Trabalho’, e para isso, deseja o engajamento de todos nessa luta. “Não vejo mais divisão de partidos. Isso ficou na campanha. E faço um apelo para todos os vereadores que venham trabalhar comigo. Nos ajudem, pois o meu compromisso é com a verdade e o único compromisso que quero de vocês é com a população. Venho a esta casa legislativa, a esta tribuna, com o sentimento de nostalgia, do dever cumprido porque dediquei os últimos quatro anos de minha vida ao povo palmeirense como vereador e não decepcionei. Combati a boa luta, respeitando as indiferenças políticas e ideológicas na defesa doso interesses do nosso povo”, afirmou.

Transmissão de cargo

Em seguida, a procuradora do município do governo James Ribeiro, Sinair Braz Porto, representando o ex-prefeito, fez a transmissão de cargo para Júlio Cezar, na sede da prefeitura. O padre Lázaro fez uma curta cerimônia religiosa, benzeu as dependências do poder Executivo e desejou que naquele local fossem tomadas as melhores decisões em benefício do povo.

Já na Praça da Independência, Júlio fez o primeiro discurso como prefeito da cidade e foi recebido com apresentações artísticas e culturais e pela população. “Palmeirenses, estamos em júbilo. Palmeira está em jubilo. Quem disse que não conseguiríamos? Quem disse que nós não seríamos capazes? Sim, nós podemos. Vocês quebraram uma lógica até então improvável: um homem simples, mas que estudou e cresceu na vida, chegou até aqui. E se eu cheguei qualquer um de vocês ou seus filhos também chegar. Eu disse e volto a repetir: é a escola que liberta e projeta-nos para o mundo porque não há limites para sonhar. A partir de hoje um governo novo e democrático está se instalando. Vejo o brilho nos olhos de vocês porque esta prefeitura agora é do povo e não apenas de um grupinho. Vocês sabem do cenário de caos que o nosso governo está mergulhado. São milhões em dividas, folhas salariais atrasadas, débitos com a Eletrobras, FGTS, fornecedores, precatórios, previdência, UPA, com o serviço de hemodiálise. Aliás a UPA está fechada, porém não se desesperem pois asseguro que iremos reabrir o quanto antes. Amanhã (2) nos reuniremos com a direção da UPA e a partir dessa reunião, em até 48 horas a UPA estará reaberta porque vocês merecem isso. Peço que não desanimem, pois não somos de temer desafios”, garantiu o prefeito.

Biografia e plano de governo

Júlio Cézar da Silva, o Júlio Cézar (PSB) nasceu em Caruaru, interior de Pernambuco, no dia 24 de outubro de 1971. É vereador por Palmeira, jornalista, casado e pai de uma filha. Ele é apoiado pelo senador Benedito de Lira, pelos deputados estaduais Rodrigo Cunha e João Beltrão, pelo deputado federal Marx Beltrão e pela ex-prefeita de Maceió Kátia Born. O vice de Júlio Cézar é o ex-secretário de Saúde do governo Maria José, vereador e médico Márcio Henrique.

Em 2014, ele foi candidato a governador de Alagoas pelo PSDB e também foi líder do governo James Ribeiro na Câmara de Deputados do município. Este ano, ele também concorre a uma vaga na prefeitura de Palmeira dos Índios.

Júlio Cézar apresentou algumas de suas propostas para administrar o município:

– Implantar o programa remédio em casa para pacientes crônicos cadastrados (CEAF)

– Ampliação das ações do programa melhor em casa; – Ampliação do Núcleo de apoioà saúde da família – NASF;

– Implantação do sistema de gestão em saúde, adotando procedimento eletrônico interligado entre os órgãos municipais da saúde, facilitando o acesso do usuário a consulta e exames;

– Buscar recursos, através da bancada federal de Alagoas, para construção de um hospital que vise atender as mulheres, as crianças e os idosos, com foco regional; – Implantação do centro de saúde do trabalhador – CEREST;

– Criação de um sistema de gestão da qualidade dos serviços da saúde.

Veja a galeria de fotos