Geral

Interditado em 2015, setor de cadeiras do Estádio Rei Pelé será liberado

20/01/2017
Interditado em 2015, setor de cadeiras do Estádio Rei Pelé será liberado

A espera finalmente acabou. Depois de quase dois anos, o setor de cadeiras especiais do segundo piso do Estádio Rei Pelé será liberado. A interdição foi realizada após torcedores ouvirem dois estrondos durante uma partida entre CSA e CEO pelo Campeonato Alagoano, em fevereiro de 2015. O barulho foi resultado de uma rachadura que abrangia 26 cadeiras abaixo das cabines de rádio do Trapichão. A obra, que começou apenas em agosto de 2016, deve ser entregue na semana que vem, no dia 25 de janeiro.

Reforma Rei Pelé (Foto: Adailson Calheiros/Secom)

O problema foi uma deformação na estrutura, na laje de sustentação do estádio. A área total interditada abrangia 800 assentos. Segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), a reforma do setor contou com recuperação estrutural do concreto armado – solução definitiva que garante que a área não sofra mais com esse tipo de dano –, além da recuperação da ferragem e concreto que estavam expostos, e escoramento definitivo da estrutura metálica permanente.

– Na época, nós contratamos o laudo de um engenheiro calculista, o mesmo apontou uma solução e a gente partiu para executar essa solução que foi a construção de uma nova estrutura em pórticos metálicos, que foi incorporada a estrutura antiga, dando total sustentabilidade e segurança àquele setor do estádio. A obra teve início em agosto de 2016 e nós estamos entregando agora, nesta próxima semana, liberando novamente a utilização dessas cadeiras para o Estádio Rei Pelé – afirmou o superintendente de projetos especiais da Seinfra, Alzir Lima.

O setor será entregue no dia da partida de estreia do CSA na Copa do Nordeste, contra o ABC, e, segundo o superintendente, estará liberado para o jogo.

Bom para os clubes

O Rei Pelé tem capacidade total de público para 17.600 pessoas, sendo liberados, pela Polícia Militar, entre 10 mil e 15 mil lugares para os torcedores, a depender do jogo. Com a liberação, os clubes ganham mais 800 assentos, que garantem um incremento na renda da partida.

Outras obras

Além da recuperação do setor, o Trapichão passa por uma reforma no sistema de combate a incêndio e pânico. Essa obra deve ser entregue em março.

Reforma Rei Pelé (Foto: Adailson Calheiros/Secom)

Corrimãos estão sendo instalados de acordo com as novas exigências dos Bombeiros (Foto: Adailson Calheiros/Secom)

– Nós estamos com mais de 50% executados para o estádio ficar totalmente adaptado às novas exigências do Corpo de Bombeiros. Essa obra consiste na substituição dos hidrantes, mangueiras e extintores. Também estão sendo instalados novos corrimãos e uma estrutura antiesmagamento para se readequar às novas exigências – explicou o superintendente.

As paredes dos corredores do estádio e as rotas de fuga, que antes eram chapiscadas, também passaram por reforma e agora estão rebocadas. Além disso, o sistema elétrico do Trapichão também está sendo trocado.