Geral

Governo vai ofertar capacitação profissional aos reeducandos do sistema prisional

26/01/2017
Governo vai ofertar capacitação profissional aos reeducandos do sistema prisional
Cursos de capacitação dos reeducandos fazem parte da política ressocializadora do Governo do Estado(Fotos: Sete)

Cursos de capacitação dos reeducandos fazem parte da política ressocializadora do Governo do Estado(Fotos: Sete)

Parceria firmada entre as secretarias de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) e de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) vai garantir a oferta dos programas de capacitação profissional Frente do Emprego, Juventude Empreendedora e o serviço do ônibus do Sine ao sistema prisional do Estado.

Na reunião entre o assessor técnico da Secretaria do Trabalho, Beda Diaz, e as supervisoras de Produção e Laborterapia e de Educação da Seris, Alessandra Cavalcante e Genizete Tavares, respectivamente, ficou definido um cronograma de disponibilização das ações da Sete.

O primeiro programa a ser estendido aos detentos será o Frente do Emprego, já agora em fevereiro. Serão turmas de 20 alunos. Eles vão receber aulas de como formatar um currículo, como se preparar para uma vaga de emprego, como se comportar numa entrevista de seleção, entre outras dicas.

O ônibus do Sine vai aportar no sistema prisional em março. Será ofertado o serviço de emissão de Carteira de Trabalho. A intenção é que eles possuam todos os documentos para ingressar no mercado de trabalho.

O Juventude Empreendedora vai ser o último programa a ser facultado aos reeducandos. Isso porque falta ajustar alguns detalhes técnicos no sistema, uma vez que é necessário um numero mínimo de 20 computadores para iniciar uma turma.

“Como um dos maiores gargalos da reintrodução dos egressos do sistema prisional à sociedade é a falta de oportunidade ao mercado de trabalho, entendemos ser fundamental a capacitação deles, atendendo à política de reinserção do Governo de Alagoas”, declarou o secretário executivo, Paulo Coutinho.