Geral

Eleição da Assomal pode parar na justiça; posse estava marcada para esta terça-feira

24/01/2017
Eleição da Assomal pode parar na justiça; posse estava marcada para esta terça-feira
O tenente coronel J. Cláudio é o comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Arapiraca (Foto: alagoasemtemporeal)

O tenente coronel J. Cláudio é o comandante do  3º Batalhão de Policiamento de Arapiraca (Foto: alagoasemtemporeal)

Um impasse está impedindo a posse da diretoria eleita para a presidência da Assomal (Associação dos Oficiais Militares de Alagoas), para o triênio 2017/2019. Por maioria de votos, foi eleita no dia 10 deste mês, a chapa que teve como candidato a presidente o tenente-coronel J. Cláudio e o major Dárbio como vice.

A chapa 1 teve como candidato a reeleição o major Fragoso e obteve 171 votos; já a chapa 2 foi encabeçada pelo tenente coronel J. Cláudio e venceu a eleições com 236 votos, enquanto a chapa 3, que teve como candidato o capitão Mizael Pessoa, recebeu 103 votos.

O atual presidente, major Fragoso, que comanda a instituição há nove anos, recorreu ao Conselho Deliberativo, para anular os efeitos da Assembleia Geral que elegeu a nova diretoria. Fragoso alegou que “ocorreram irregularidades que ferem os limites estabelecidos pela Constituição, pela Lei e pelo Estatuto da Entidade”, segundo o site da Associação.

A posse estava marcada para esta terça-feira, 24, mas a chapa eleita foi impedida de ter acesso às salas e à documentação, segundo o vice-presidente eleito, major Dárbio. Ele nega que tenham sido detectadas irregularidades, ate porque, desde o dia da eleição, não houve qualquer tipo de reclamação e que a ata da eleição foi assinada por todos os que concorreram e os que tiveram direito a voto. Disse que estava confirmada a assinatura da ata de posse para esta terça.

Caso haja uma nova eleição, será marcada uma data nos próximos dias. Atualmente, 72 civis têm direito a voto. O major Dárbio antecipa que, caso permaneça o impasse, a chapa vitoriosa irá recorrer à via judicial.

O major J. Cláudio é o comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Arapiraca.

A redação da Tribuna do Sertão tentou, mas não conseguiu contato com o major Fragoso.