Geral

Casal garante entregar em 30 dias sistema para resolver problema de água em Palmeira dos Índios

12/01/2017
Casal garante entregar em 30 dias sistema para resolver problema de água em Palmeira dos Índios

O presidente da Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, garantiu, nesta quinta-feira, 12, que, em 30 dias, irá entregar o sistema que vai captar água do poço de sucção da Estação de Tratamento de Água de Estrela de Alagoas, e aduzir a água até o povoado de Canafístula. A promessa foi feita durante uma reunião emergencial, convocada pelo prefeito Julio Cezar, para tentar combater uma situação que, segundo analisou, “não é mais de crise, mas de calamidade”.

Falcão informou que a segunda obra que, segundo disse, está sendo iniciada, é a transposição da barragem do sistema Caçamba para o sistema Carangueja, “de onde vai sair a água direto para o poço de sucção da elevatória de água bruta da Carangueja. Com isso, nós vamos aproveitar a adutora da Carangueja, mas com água do Caçamba. É uma obra cara, de cerca de três milhões de reais, mas a nossa ideia é, dentro de 60 dias, estarmos com essa obra pronta. O governador já fez esse contato com o prefeito Júlio Cezar e, na próxima semana, deve estar em Palmeira para anunciar esses investimentos de forma oficial”, garantiu.  Disse, ainda que, de forma emergencial, a Casal também ampliou a quantidade de carros-pipa que vai atender a zona urbana.

Também emergencialmente, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, disse que a responsabilidade da Secretaria é disponibilizar a perfuração de 15 poços no município. Destes, cinco serão interligados à rede da Casal e 10 nas comunidades rurais.

Alexandre Ayres ainda fez um apelo à população. “Pedimos que as pessoas economizem a água, que já é pouca. A crise é grave e merece que as pessoas economizem água. As barragens estão secando por falta de chuva e não sabemos até quando isso vai permanecer”, alertou.

APELO – O vice-prefeito Márcio Henrique, que abriu a reunião, lembrou que Palmeira dos Índios não tem mais água no município.  “A regra não é não ter água, muito menos água imprópria para o consumo. E é para reverter essa triste situação que realizamos essa reunião”, adiantou. “A população sofre e a nossa preocupação é justamente encontrar medidas emergenciais, para acabarmos com esse transtorno”, completou.

O prefeito Júlio Cezar foi adiante e disse que as preocupações do poder público são, também, com as unidades hospitalares. “Já estamos registrando casos de diarreia no atendimento nessas unidades. A busca pela água está desenfreada, uma vez que não é não apenas pelo volume, mas pela qualidade. Temos que evitar um surto como o que ocorreu há três anos, inclusive com registro de mortes. Em apenas oito dias, 32 pessoas deram entrada na Unidade com sintomas de gastroenterites. Isso significa um aumento de 4,48% dos casos, com relação a dezembro do ano passado. O principal motivo dessas doenças, causadas pela ingestão de água ou alimentos contaminados, é a grande falta de água no município”.

Ainda segundo o prefeito, de cada 10 casas da cidade, apenas três estão sendo abastecidas pela Casal. E, na zona rural, de cada dez casas, dez estão sem água da Companhia.

O prefeito informou que, nesta quarta-feira, foi contatado por representantes do Ministério de Relações Institucionais, que tomaram conhecimento dessa reunião e que solicitaram, de maneira urgente, um plano de trabalho, a ser acompanhado pelo governo federal.

Também estiveram presentes à reunião, no gabinete do prefeito, representantes da Defesa Civil, Exército, Denocs, Semarh, Secretaria de Estado da Saúde, Casal, serviço de Meteorologia, secretários municipais, além dos deputados estaduais Edval Gaia e Francisco Tenório.