Geral

Artesanato alagoano é comercializado em feira internacional, em Natal

26/01/2017
Artesanato alagoano é comercializado em feira internacional, em Natal

950ca8b144e552a1e7c4114c231b8d7b_L

Estande de Alagoas na 22ª edição da Feira Internacional de Artesanato, em Natal. Divulgação

Estande de Alagoas na 22ª edição da Feira Internacional de Artesanato, em Natal. Divulgação

Quem visita a 22ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que acontece até o próximo dia 29 no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções de Natal, tem a oportunidade de conhecer também uma das mais comercializadas tipologias alagoanas. A artesã Edneuza Teixeira, do Grupo Produtivo Amor Caseado, foi selecionada para expor e comercializar suas peças no estande oficial do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Selecionada por meio de edital, a artesã faz parte dos 14 profissionais do Brasil escolhidos para compor o estande. Entre as principais peças da tipologia em bordado, estão objetos de decoração como destaque de venda. Na Feira Brasil Original, por exemplo, – realizada em São Paulo no último mês de outubro – o grupo Amor Caseado comercializou R$ 36 mil em peças.

“Para mim, é uma alegria ter sido selecionada em meio a tantos artesãos talentosos nesse Brasil. Estamos bem localizados, na entrada da feira, um local de grande visibilidade, e isso contribui bastante para o aumento das vendas. Além disso, a maioria do meu público são turistas, de outros estados e até de fora do Brasil, o que demonstra a abrangência do artesanato alagoano”, ressaltou Edneuza Teixeira.

A participação dos artesãos alagoanos em feiras e eventos conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). No calendário da Sedetur, as feiras mais próximas promovidas em 2017 são o 9º Salão do Artesanato, realizada em Brasília, entre os dias 29 de março e 2 de abril, e a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Recife, do dia 6 a 16 de julho.

Cerca de 60 mil visitantes devem circular no local até o último dia da feira, aproximadamente 32% de turistas. A expectativa dos organizadores da exposição é de que, nos dez dias de feira, sejam movimentados R$ 9,7 milhões.