Geral

Aplicativo ajudará servidores do Executivo a consultar contracheque

04/01/2017
Aplicativo ajudará servidores do Executivo a consultar contracheque
Servidores devem entrar no Portal do Servidor e baixar aplicativo por meio com auxílio da ferramenta QRCODE   Divulgação

Servidores devem entrar no Portal do Servidor e baixar aplicativo por meio com auxílio da ferramenta QRCODE Divulgação

Com o intuito de facilitar ainda mais o acesso às ferramentas públicas, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), está disponibilizando o acesso às informações do contracheque dos servidores públicos em um aplicativo para smartphones.

A facilidade, voltada para mais de 70 mil servidores, está disponível para o sistema operacional Android. Atualmente, o acesso ao contracheque é um dos serviços mais procurados do Portal do Servidor, que pode ser consultado por meio de uma página na internet.

A superintendente de Administração de Pessoas, Roberta Saturnino, explica que para ter acesso ao aplicativo basta que o servidor instale o app em seu aparelho celular ou tablet e insira o login e a senha, que deverão ser criados no Portal do Servidor, na opção “Serviços para Smartphones”.

“De modo geral, o aplicativo tem como intuito evitar a impressão desnecessária do contracheque, informatizando e modernizando os serviços da administração pública. Além disso, a ideia é aproximar a tecnologia ao servidor, que muitas vezes não tem tempo de acessar o documento em um computador”, explica Saturnino.

Ainda de acordo com a Superintendência de Administração de Pessoas (SAP), ao preencher os dados solicitados no smartphone, o servidor ainda conseguirá acessar as suas folhas mensais. Basta selecionar o mês desejado, que os valores referentes ao salário, bem como aos de descontos, serão apresentados na ferramenta.

“O uso de tecnologias móveis é uma tendência mundial. A ideia é que com a disseminação desse aplicativo, um novo canal de comunicação com os servidores públicos alagoanos seja aberto. O serviço é totalmente gratuito e está na plataforma on-line para facilitar o acesso aos servidores”, ressalta o secretário do Planejamento, Christian Teixeira.

Futuro

Inicialmente, o aplicativo está disponível apenas para aparelhos celulares com o sistema operacional Android. Em breve, os usuários dos sistemas operacionais iOS e WindowsPhone também poderão ter acesso ao serviço.