Geral

Ambulatório Denilma Bulhões serátransformado em Centro de Diagnóstico

13/01/2017
Ambulatório Denilma Bulhões serátransformado em Centro de Diagnóstico
Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões, situado no bairro Benedito Bentes, em Maceió, será reformado e transformado em um Centro de Referência e Diagnóstico. Carla Cleto

Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões, situado no bairro Benedito Bentes, em Maceió, será reformado e transformado em um Centro de Referência e Diagnóstico. Carla Cleto

O Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões, situado no bairro Benedito Bentes, em Maceió, será reformado e transformado em um Centro de Referência e Diagnóstico. Para discutir o assunto, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, esteve reunida na quinta-feira (12), na sede da pasta, no bairro Jaraguá, em Maceió, com servidores da unidade, representantes de usuários e líderes comunitários.

Na oportunidade, a gestora da saúde estadual assegurou que, durante a reforma, a população do Benedito Bentes não será prejudicada e não ficará sem atendimento. Para isso, Rozangela Wyszomirska informou que os serviços do Ambulatório 24 Horas serão transferidos, momentaneamente, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, situada na Avenida Cachoeira do Meirim.

Durante a reunião, Rozangela Wyszomirska explicou que a escolha da UPA não foi só para acomodar os servidores, mas a toda a população. Isso porque, essa é a unidade que fica situada mais próxima dos usuários, o que não afetará a questão do encaminhamento médico.

“É a melhor proposta para todos, uma vez que eles serão atendidos em um local adequado, com uma equipe que dará um suporte em assisti-los de forma humanizada e eficiente”, enfatizou a secretária de Estado da Saúde. Ela reforçou que durante a reforma o atendimento não será suspenso.

A gestora da saúde estadual explicou que a UPA do Benedito Bentes é do tipo III e tem capacidade para atender 450 pessoas/dia, embora, atualmente, só atenda cerca de 250. Mesmo com esta folga, a Sesau está firmando parceria com o município para ampliar a margem de atendimento a 600 pessoas/dia. “Com isso, teremos uma margem de segurança em torno de 100 atendimentos, quando comparado ao total que é realizado atualmente pela UPA e pelo Ambulatório Denilma Bulhões”, explicou Rozangela Wyszomirska.

Servidores não serão prejudicados

Na oportunidade, a secretária afirmou que os servidores que trabalham no Ambulatório Denilma Bulhões têm estabilidade e, portanto, não serão demitidos. “Os servidores serão deslocados para reforçar as unidades onde os atendimentos serão efetuados durante o período da reforma e transformação da unidade de saúde em Centro de Referência e Diagnóstico. Concluídas essas etapas, todos retornarão ao seu local de origem de trabalho”, garantiu.

A secretária de Estado da Saúde explicou ainda que, além dos atendimentos na UPA do Benedito Bentes, a Sesau está firmando uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, cujo propósito é organizar outras unidades de saúde para que possam servir como retaguarda à população.

Além disso, salientou Rozangela Wyszomirska, os usuários irão ganhar o reforço do Serviço Estadual de Transporte Sanitário (Sets) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que irão viabilizar a transferência de pacientes de uma unidade para outra. Além do Denilma Bulhões, serão reformados os Ambulatórios João Fireman, no Jacintinho; Assis Chateaubriand, no Tabuleiro do Martins; e Dom Miguel Câmara, na Chã da Jaqueira.