Cidades

Alunos da rede estadual de ensino são beneficiados com três mil novos computadores

24/01/2017
Alunos da rede estadual de ensino são beneficiados com três mil novos computadores
Em Viçosa, secretário Luciano Barbosa entrega 21 computadores novos à Escola de Ensino Integral Joaquim Diégues (Foto: Valdir Rocha)

Em Viçosa, secretário Luciano Barbosa entrega 21 computadores novos à Escola de Ensino Integral Joaquim Diégues (Foto: Valdir Rocha)

O ano letivo de 2017 começa com uma ótima novidade para os alunos da rede estadual. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), adquiriu três mil novos computadores completos para compor os Laboratórios de Informática das escolas alagoanas.

A primeira unidade beneficiada foi a Escola Estadual de Ensino Integral Joaquim Diégues, no município de Viçosa, que recebeu 21 computadores, com sistema operacional, entregues pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

De acordo com o gestor da Educação, cada escola contemplada receberá pelo menos 21 equipamentos, que é o necessário para compor um laboratório de informática.

“Temos o compromisso de informatizar as escolas. Começamos com o Escola Web [programa de descentralização de recursos para a contratação do serviço de internet banda larga] e estamos refazendo todos os laboratórios da rede estadual de ensino. Começamos por Viçosa, com uma escola tradicional. E aproveitamos para visitar a biblioteca, que é referência em toda a região”, afirma Luciano Barbosa.

Otimização do aprendizado – A secretária executiva da Seduc, Laura Souza, explica que a otimização do aprendizado faz parte da política adotada pelo Estado de Alagoas. “Nossa política procura estimular os estudantes. No tempo integral, como os alunos passam o dia todo na escola, é importante a diversificação do aprendizado, e essa parte digital é muito importante, pois permite que eles realizem cursos à distância, por exemplo, e que os professores dinamizem ainda mais as aulas”.

Para os estudantes do 2º ano do ensino médio da unidade escolar, que fazem parte do ensino integral, além das melhorias e das facilidades nas pesquisas, os novos computadores irão trazer outro benefício que é a economia. Isto porque vários estudantes não possuem o equipamento em casa e têm que pagar pelo acesso à internet.

“Iremos economizar muito, principalmente em lan houses. Muitos alunos não têm um computador próprio ou não têm impressora. Com esses novos computadores poderemos fazer pesquisas e imprimir os trabalhos e projetos na própria escola, o que vai ser ótimo pra todos”, informa a estudante Mayara Lima dos Santos, de 15 anos.

O estudante Jonatan da Silva, também do 2º ano do ensino médio, falou ainda sobre as melhorias alcançadas quando a unidade Joaquim Diégues foi inclusa no Programa Alagoano de Ensino Integral.

“No começo nós estranhamos muito, porque não tínhamos o hábito de passar o dia inteiro na escola. Depois percebemos o quanto isso é bom e como podemos utilizar o tempo ocioso, quando estaríamos na rua ou em casa, sem fazer nada”, diz Silva.

Nova realidade – O diretor da escola, Adailton Santos, comemora a chegada dos novos equipamentos. “No laboratório de informática tínhamos apenas quatro computadores para os nossos alunos. Agora recebemos 21 novos. E isso é um alívio muito grande, não só para o alunado, mas, também, para os professores, que, de uma forma didática, podem dinamizar as aulas”, relata Santos.

Adailton Santos informou ainda que os quatro computadores antigos que integravam o laboratório serão remanejados para a biblioteca. “Além do auxílio dos livros, os estudantes poderão aproveitar os computadores para ampliar suas pesquisas e integrar os dois universos” conclui.