Cidades

Torneio de pesca esportiva atrai grande público em Junqueiro

05/12/2016
Torneio de pesca esportiva atrai grande público em Junqueiro
Primeiro Torneio de Pesca Esportiva foi sucesso em Junqueiro. Ascom

Primeiro Torneio de Pesca Esportiva foi sucesso em Junqueiro. Ascom

Os amantes da pesca lotaram a Lagoa do Retiro, no município de Junqueiro, neste fim de semana, para brigar pelas premiacões no primeiro Campeonato de Pesca Esportiva de Alagoas, uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri). O evento reuniu equipes de diversas cidades de Alagoas e premiou os tres primeiros colocados de duas categorias.

Os destaques foram para Thiago da Silva e Jucelmo Vital, vencedores da categoria barco, conquistando o primeiro lugar com sete pontos, fisgando tucunare. “Jogando em casa não poderia perder essas competição”, comemora o grande vencedor Thiago, que participou pela primeira vez de um torneio de pesca.

O secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, que fez a entrega de prêmios aos vencedores, destacou a organização do evento pioneiro em Alagoas, reafirmando o compromisso do ministro do turismo, Max Beltrão, em apoiar e incentivar a atividade esportiva no Estado.

“Lançamos a semente dessa atividade e constatamos que Alagoas tem potencial para desenvolver a pesca esportiva no nosso Estado”, assegura Vasconcelos. Segundo o gestor, a Seagri vai elaborar a partir de 2017 um calendário de competições em Alagoas.

Para Edson Maruta, coordenador do Campeonato de Pesca Esportiva, a competição vem com novo conceito que é valorizar o pescado, o lazer e a esportividade em Alagoas. “Essa atividade mobiliza bilhoes de dolares pelo mundo e Alagoas tem um grande potencial de rios e lagoas”, afirma.

O auxiliar de administração, Jefferson Vieira saiu da cidade de Arapiraca para tentar conquistar o primeiro titulo de pesca esportiva no Estado, mas não teve tanta sorte na competição. “Não consegui vencer, mas o governo de Alagoas está de parabéns pela iniciativa e incentivar a atividade na região”, reconhece.

O superintendente de Aquicultura da Seagri, Ferreira Hora, afirma que o primeiro campeonato foi um sucesso de público e com o apoio do Ministério do Turismo, a pesca esportiva será fortalecida a partir do próximo ano.

Participaram do evento equipes dos municípios de Arapiraca, Junqueiro, Palmeira dos Índios, Coruripe, Penedo e Maceió. A Seagri contou ainda com a parceria da Federação de Pescadores de Alagoas e da Prefeitura de Junqueiro.