Geral

Segurança do paciente é discutida em reunião científica no HGE

01/12/2016
Segurança do paciente é discutida em reunião científica no HGE
HGE é foco do projeto Qualiti Hospitalar, do Programa Nacional de Segurança do Paciente.  Carla Cleto

HGE é foco do projeto Qualiti Hospitalar, do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Carla Cleto

A ocorrência de erros de medicação, riscos de infecção e quedas pode ocorrer em qualquer unidade hospitalar e afetar a segurança do paciente. Para discutir essas e outras questões, o Hospital Geral do Estado (HGE) aproximou técnicos e estudantes da área da saúde em uma Reunião Científica, realizada na terça-feira (29), na unidade hospitalar. Na ocasião, foi apresentado o Núcleo de Segurança do Paciente, que vem sendo trabalhado por meio de uma parceria com o Hospital do Coração de São Paulo (HCOR-SP).

Eliane Lopes, médica responsável pelo Núcleo, afirmou que a unidade hospitalar é alvo do projeto Qualiti Hospitalar, do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde (MS), que visa melhorias nos processos dessa área. Segundo ela, a unidade hospitalar vem se adaptando para disponibilizar o que existe de mais eficiente e moderno quanto ao tratamento e bem-estar dos pacientes.

“A ideia é sistematizar as práticas assistenciais para evitar danos futuros aos pacientes, por meio da incorporação de uma cultura de segurança, de ferramentas de gestão de risco e desenvolvimento e implementação de protocolos de segurança. O apoio da gestão e dos profissionais da unidade hospitalar é fundamental para a implantação deste trabalho”, salientou Eliane Lopes.

A enfermeira do HGE Rosângela Cavalcante ressaltou que a segurança do paciente torna-se positiva no dia a dia dos profissionais de saúde, desde que incorpore e entenda que algumas mudanças devem acontecer, baseadas na redução das chances de um incidente acontecer.

“As ações que complementam a gestão de risco e segurança do paciente, quando efetivamente implementadas e monitoradas, diminuem significativamente as chances de os profissionais de saúde tornarem-se facilitadores de erros e eventos adversos”, acrescentou a enfermeira.

De acordo com Rosângela, basicamente, um dos primeiros resultados pode ser evidenciado com o gerenciamento de protocolos assistenciais, baseados nas metas de segurança do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

“Questões como a redução de queda em pacientes, a redução de úlceras por pressão, o controle de infecções relacionadas aos cuidados, entre outros, serão trabalhados. Compreender os fatores associados à ocorrência dos incidentes orienta a elaboração de ações para redução do risco, aumentando a segurança do paciente e levando a mudanças no sistema, num movimento de melhoria continua da qualidade”, explicou.

Além da médica Eliane Lopes e da enfermeira Rosângela Cavalcante, fazem parte do Núcleo de Segurança do Paciente, a enfermeira Rosário Albuquerque, a assistente administrativa Rosa Coutinho, apoiadores da Política Nacional de Humanização (PNH), líderes e chefes de serviços da unidade hospitalar.

A Reunião Científica do HGE é uma iniciativa da assessoria acadêmica do hospital e do Centro de Estudos Professor Rodrigo Ramalho. Ela tem como propósito a promoção de temas contemporâneos sobre conhecimentos científicos em saúde.