Geral

Seduc promove 1º Encontro dos Clubes de Astronomia de Alagoas

09/12/2016
Seduc promove 1º Encontro dos Clubes de Astronomia de Alagoas
Encontro marca a conclusão da fase inicial do projeto O Clube de Astronomia de Minha Escola.Fotos: José Demétrio

Encontro marca a conclusão da fase inicial do projeto O Clube de Astronomia de Minha Escola.Fotos: José Demétrio

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove, por meio do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite) e do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), o 1º Encontro dos Clubes de Astronomia de Alagoas (Encal), durante toda a sexta-feira (9) e manhã de sábado (10), no Cepa.

De acordo com o coordenador do OAGLL, Adriano Aubert, o encontro marca a conclusão da fase inicial do projeto O Clube de Astronomia de Minha Escola, lançado em 2014 e desenvolvido nestes dois últimos anos, com o intuito de difundir a inserção de clubes de astronomia nas escolas da rede e com isto contribuir com a promoção da iniciação científica para estudantes e comunidade.

“O projeto é levar esta discussão sobre astronomia daqui para a escola e, nestes dois anos, conseguimos sair do tradicional. A proposta é que tudo ocorra de forma processual: elaboração, execução e avaliação. Por isto o Encal, aqui faremos uma avaliação do que foi feito neste período, sucessos, fracassos, dificuldades e ganhos em termos de ensino e aprendizagem, e, amanhã, ao final do encontro, elaborarmos um documento com análises e proposições”, explicou o coordenador do OAGLL.

Segundo Adriano, quatro clubes de astronomia foram implantados neste projeto: Valentina Tereshkova, na Escola Estadual Muniz Falcão, em Cacimbinhas, coordenado pelo professor Jenivaldo Lisboa; Eclipse, na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, em Arapiraca, coordenador pelo professor José Edson Cavalcante; Sociedade de Astronomia Galileu Galilei, na Escola Estadual Cônego José Bulhões, em Dois Riachos, com a orientação do professor André Pereira de Souza; e o Isaac Newton, na Escola Estadual Fernandina Malta, em Rio Largo, este em fase de transição de coordenação.

Telescópios

Durante o 1º Encal, os clubes receberão da Seduc telescópios refratores de 70 milímetros. Os representantes assinarão um termo de cessão de uso os equipamentos, que ficarão à disposição de estudantes e comunidades durante as atividades dos clubes.

Exposição

A programação do Encontro de Astronomia inclui ainda palestras, mesa redonda, orientações para publicações em periódicos, além de exposição e apresentação de pôsteres de trabalhos dos clubes de astronomia alagoanos.

Um destes trabalhos é o de Franklin Luiz Soares dos Santos, ex- estudante da Escola Estadual Moreira e Silva e hoje aluno do 2º período de Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O “Fotometria Visual de R Centauri foi produzido durante sua participação no Inicia2016, um projeto do OAGLL voltado principalmente para estudantes de ensino médio.

“Sempre tive curiosidade e interesse nesta área. Em 2013, ainda estudante do Moreira, participei do Inicia, mas não avancei. Este ano, tive nova oportunidade e foi muito bom. Adquiri não só conhecimento, mas motivação para pesquisar mais e mais”, declarou Franklin.

Este e outros projetos dos clubes alagoanos já tiveram reconhecimento nacional, aprovados e apresentados no 19º Encontro Nacional de Astronomia (Enast), em novembro último, em João Pessoa-PB.

Ao final do encontro, uma assembleia-geral será realizada, às 10h deste sábado (10), também no Cecite, no Cepa, para definir sobre a continuidade e expansão do projeto para os próximos anos.