Geral

Secretária de Estado da Saúde explica mudança nos ambulatórios 24 horas

29/12/2016
Secretária de Estado da Saúde explica mudança nos ambulatórios 24 horas
“Estamos fazendo uma programação para iniciar as obras, que devem acontecer até o fim de janeiro", disse a secretária Rozangela Wyszomirska. Carla Cleto

“Estamos fazendo uma programação para iniciar as obras, que devem acontecer até o fim de janeiro”, disse a secretária Rozangela Wyszomirska. Carla Cleto

“Melhorar as unidades de saúde que já existem em Alagoas, e, dessa maneira, ampliar leitos e garantir acesso de qualidade para a população do Estado, atendida pelo Sistema Único de Saúde. Esse é o planejamento da Secretaria de Estado da Saúde”, disse a secretária Rozangela Wyszomirska ao falar sobre a reestruturação que ocorrerá nos ambulatórios 24 horas da capital em 2017, durante entrevista à TV Pajuçara.

“Estamos fazendo uma programação para iniciar as obras, que devem acontecer até o fim de janeiro. Vamos começar as reformas no Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins), João Fireman (Jacintinho) e Dom Miguel Fenelon Câmara (Chã da Jaqueira), que serão transformados em Unidades de Pronto Atendimento tipo II”, explicou a gestora da saúde. Acrescentando que o ambulatório Denilma Bulhões (Benedito Bentes) será um centro de referência e diagnóstico e que todos os ambulatórios irão funcionar normalmente até o início das obras.

Para a população não ficar desassistida, a Sesau, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, está organizando outras unidades de saúde para que possam servir como retaguarda à população.

A secretária salientou que os serviços oferecidos pelos ambulatórios são para casos de urgência e emergência, e os atendimentos, que não possuam essas características, os usuários devem continuar procurando as unidades básicas de saúde.

Durante a entrevista, Rozangela Wyszomirska tranquilizou os servidores das unidades que passarão por reformas. “Os servidores dos ambulatórios serão redistribuídos para reforçar os locais que servirão de apoio durante o período das modificações estruturais”, disse a secretária, afirmando que o modelo de gestão das UPAs ainda será definido e os funcionários voltarão a trabalhar nos seus locais de origem.e irá convocar os líderes e os profissionais de saúde das unidades para uma reunião, e, assim, explicar como será o projeto de cada unidade e apresentar as possibilidades de atendimento para a população.