Política

Rosa Albuquerque será a nova presidente do Tribunal de Contas

01/12/2016
Rosa Albuquerque será a nova presidente do Tribunal de Contas

Apenas uma chapa se inscreveu para disputar a eleição de presidente do Tribunal de Contas de Alagoas para o biênio 2017/2018, em 15 de dezembro. O prazo para que os conselheiros interessados em entrar na disputa se inscrevessem terminou nesta quarta, 30. E apenas uma chapa liderada pela conselheira Rosa Albuquerque foi registrada no protocolo do TC/AL.

rosal

Rosa Albuquerque

Isso significa que o atual presidente da corte de contas, conselheiro Otávio Lessa está fora da disputa. Rosa terá como vice-presidente a conselheira Maria Cleide Costa Beserra. Esta será a primeira vez que o Tribunal de Contas de Alagoas será presidido em toda sua história por uma mulher. Rosa Albuquerque é a atual vice-presidente na gestão de Otávio Lessa (2015/2016).

Perfil

Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque tomou posse como conselheira em 27 de novembro de 2007, após ter seu nome indicada pela Assembleia Legislativa e nomeada na gestão do então governador Teotonio Vilela Filho. É irmã do deputado estadual Antônio Albuquerque e no TC, antes de ser vice-presidente, exerceu os cargos de corregedora-geral e ouvidora geral.

Foi a primeira mulher a assumir uma cadeira na Corte de Contas do Estado e ocupou a vaga deixada pelo conselheiro Edival Gaia. Na época de sua escolha para o cargo de conselheira, Rosa Albuquerque obteve 23 votos dos deputados presentes na sessão da Assembleia Legislativa. Seu irmão, o deputado Antônio Albuquerque, preferiu não presidir a sessão.