Geral

Programa de registro de vacinas é apresentado a técnicos municipais

01/12/2016
Programa de registro de vacinas é apresentado a técnicos municipais

Registrar de maneira precisa a quantidade de vacinas administradas e poder avaliar a possibilidade de surtos ou epidemias. Com esse intuito, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou uma capacitação sobre o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), nesta quarta-feira (30), na Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), localizada no bairro Trapiche, em Maceió.

 

A ação é voltada para enfermeiros, coordenadores municipais de imunização e técnicos de informática, que atuam na instalação do sistema nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde. O SI-PNI está implantado em 53 dos 102 municípios alagoanos.

De acordo com Marcelo Pinheiro Chaves, consultor da coordenação geral do PNI do Ministério da Saúde, o sistema irá registrar a situação vacinal das crianças que forem atendidas nos postos de saúde.

 

“Com esse sistema, o Ministério da Saúde quer a eliminação das carteiras de vacinação no meio físico, tornando-as totalmente informatizadas, mostrando as doses que foram administradas, a situação vacinal da criança e a cobertura vacinal em cada município”. Destacou.

 

Estoque

 

O consultor do Ministério afirmou que o SI-PNI também informa aos gestores como está o estoque de vacinas em cada Unidade de Saúde. “Outro fator é a organização de toda a sala de vacina dos municípios, mostrando aos coordenadores quais vacinas devem ser adquiridas e como deve ser a distribuição, melhorando a utilização dos gastos públicos naquela região”, disse.

 

“No sistema ficam registradas a quantidade de vacinas recebidas, administradas e as vacinas perdidas. A perda das vacinas pode ocorrer pela falta de energia elétrica, quebra de frascos ou quando um frasco não é utilizado em sua totalidade, perdendo a validade”, destacou o consultor. A capacitação terá continuidade nesta quinta (1º) e sexta-feira (2), na sala se informática da Universidade Estadual de Ciências da Saúde.