Artigos

Planejamento das Instituições

03/12/2016
Planejamento das Instituições

O advogado João Rodrigues Sampaio Neto,vate, pecuarista, pró-reitor de Gestão e Planejamento do Centro Universitário Cesmac, especializou-se em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo ( UNICID), estreou na literatura publicando seu primeiro livro intitulado O Sujeito Coletivo no Planejamento das Instituições pela Editora CESMAC sendo alvo de encômios por todos os Professores Especialistas/ Mestre/ Doutores da maior faculdade privada do Estado de Alagoas, criada pelo inolvidável Padre Teófanes.

A bem da verdade, o jovem escritor debruçou-se no varal do seu tempo a fim de trazer à tona sua experiência em Planejamento voltado à gestão no mundo acadêmico. E, sendo assim, contou com o apoio do reitor do Cesmac, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, que, sendo seu genitor, incentivou-o enveredar pelo caminho científico à procura de sua afirmação pessoal, quer como administrador moderno, quer como homem público envolvido com as questões no contexto do seu cotidiano

profissional.
Nesse sentido, “ Aprofundou seus estudos sobre gestão educacional, enfatizando a relação existente entre a área de planejamento empresarial e as Políticas Públicas da educação superior do país. Tal momento coincide também com o processo da migração do Cesmac, que sai do sistema estadual de ensino para o sistema federal de educação”.

Com o advento da Editora CESMAC, capitaneada pelo Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, vice-reitor do Cesmac, dá-se a oferta de oportunidade àqueles desejosos de expor seu pensamento e, ao mesmo tempo, contribuir pelo fortalecimento da Instituição como um todo. A profa. Dra.Vera Lúcia Romariz Correia de Araújo, por sua vez, tornou-se Coordenadora Editorial do empreendimento acadêmico colocando-se à disposição de todos que labutam nessa entidade privada sem fins lucrativos.

Saber definir o planejamento como técnica de vital importância a consecução de projetos viáveis à Educação superior, torna-se imperativo beber o ensinamento de Peter Drucker que define com propriedade o campo de atuação sistêmica. “ O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para racionar agora, sobre os trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho”.

No bojo da obra eminentemente acadêmica, observa-se o detalhamento da dissertação do autor como forma de torná-la acessível à compreensão dos consulentes. E, sendo assim, vê-se a Introdução, O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, O Planejamento Estratégico nas IES e, finalmente, Considerações Finais que ratificam a fundamentação da pesquisa feita e consolidada no estudo proposto, orientada pelo Professor Doutor Jair Militão.

Deve-se ressaltar o que escrevera o preclaro historiador miguelense sobre o livro de João Sampaio Neto.E, sendo assim, com sua vasta experiência na área de ensino superior, Dr. Douglas Apratto Tenório disseca o autor nos detalhes profissionais de homem público, bem como de colega nas ações acadêmicas.

“ Com delicadeza e acuidade, o autor, desenhista gráfico e poeta bissexto, lembra-nos que há uma importância primordial na participação de pessoas em um planejamento para instituições de ensino Superior. Porque juntos reforçarão e disseminarão os bons princípios, validando-os e adequando-os à realidade que conhecem e na qual atuam.

A formação de um sujeito coletivo, diz-nos a pesquisa de João, garante a certeza de que os sujeitos se encontraram, debateram, trocaram ideias e discordaram saudavelmente; e, nesse processo, se faz a instituição que orgulha a todos e com a qual seus integrantes se identificam”.

Conheço de perto as ações do pró-reitor de Gestão e Planejamento do Centro Universitário Cesmac, sempre focado nos estudos e, principalmente, no que diz respeito as estratégias que visam dinamizar uma entidade privada sem fins lucrativos. E, desse modo, sintonizado com as diretrizes do MEC caminha a passos largos em direção ao futuro promissor.

Na qualidade de Professor Titular de Economia, sinto-me no dever de ser agente desse planejamento capaz de modificar a instituição como um todo. Não se pode desconhecer a função do planejamento como vetor de desenvolvimento. Sem ele torna-se impossível atingir grau de cientificidade à altura das exigências do mundo globalizado. Felicito o autor pelo nome de sua tese acadêmica, fazendo votos de sucesso no campo que escolheu com convicção de propósitos. Organização: Francis Lawrence.