Geral

Nossa Praia fecha o ano de 2016 com 68 mil pessoas atendidas

29/12/2016
Nossa Praia fecha o ano de 2016 com 68 mil pessoas atendidas
Só em 2016, o projeto realizou 26 ações, levando educação ambiental a 68 mil pessoas que aproveitam o período de verão para curtir as belezas naturais do Estado. Elayne Pontual

Só em 2016, o projeto realizou 26 ações, levando educação ambiental a 68 mil pessoas que aproveitam o período de verão para curtir as belezas naturais do Estado. Elayne Pontual

A meta do projeto, que vem chamando a atenção de banhistas e ambulantes, desde novembro de 2015, é promover ações educativas voltadas para a sensibilização da população para diminuir os impactos que os resíduos sólidos provocam no ecossistema marinho.

Na última quarta-feira (28), cinco ambulantes que trabalham nas praias de Maceió, entre a Jatiúca e a Pajuçara, e que mais se preocupam em manter suas áreas sem lixo, foram premiados com cadeiras e sombreiros. O Desafio Praia Limpa faz parte das ações do Nossa Praia para sensibilização dos usuários.

Só em 2016, o projeto realizou 26 ações, levando educação ambiental a 68 mil pessoas que aproveitam o período de verão para curtir as belezas naturais do Estado. Um total de 27 mil objetos foram distribuídos durante as ações, entre eles sacolas biodegradáveis, lixeiras para carro e cartão-postal plantável.

Neste último ano, a equipe do projeto esteve em 17 praias de Alagoas, entre elas, Praia do Francês, Guaxuma, Gunga, Jatiúca, Maragogi, Mirante da Sereia, Pajuçara, Cruz das Almas, Penedo, Ponta Verde, Praia de Sobral, Praia da Avenida e Garça Torta.

Além da distribuição de materiais sustentáveis, os agentes do projeto conversam com ambulantes e banhistas sobre a importância de manter as praias limpas. Faixas e placas educativas também são espalhadas pelas praias para chamar a atenção da população, enquanto dois mascotes – uma tartaruga e um peixe boi – animam os transeuntes.

Outras ações ainda fazem parte da programação, como exposição de projetos com sabão ecológico, reciclagem de papel e animais empalhados do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

A Gerência de Educação Ambiental do IMA iniciou, no mês de novembro, os contatos com bares, restaurantes e hotéis para apresentar as novidades do projeto. A equipe está concluindo o calendário de ações, que deve contemplar as praias alagoanas até o final da alta estação, com o término do carnaval.

O projeto tem perfis em redes sociais como Facebook (facebook.com/nossapraiaal) e Instagram (instagram.com/nossapraiaal), além de um hotsite (ima.al.gov.br/nossapraia). Dúvidas também podem ser esclarecidas por meio do número 82 3315-1747.